Connect with us

O que você está procurando?

A compulsão alimentar é um distúrbio que impede o emagrecimento e traz complicações ao organismo. Identifique o seu tipo de apetite e perca peso com saúde
- Foto: iStock.com/Getty Images

Identifique o seu tipo de apetite e emagreça com saúde!

A compulsão alimentar é um distúrbio que impede o emagrecimento e traz complicações ao organismo. Identifique o seu tipo de apetite e perca peso com saúde

Quando o estômago fica vazio, ele produz um hormônio que envia sinais para o corpo avisando que é hora de comer. Nesse momento, o olfato se intensifica e temos, literalmente, água na boca na presença de um alimento devido ao aumento da produção de saliva. Mas e quando comemos mesmo sem haver a necessidade do nosso organismo? Descubra o seu tipo de apetite com as dicas da nutricionista Eliane Nardon e saiba se controlar na hora de comer.

mulher com tipo de apetite compulsivo comendo alimentos dentro da geladeira

Foto: iStock.com/Getty Images

Qual o meu tipo de apetite?

Cada tipo de apetite, compulsivo e impulsivo, pode ter como causa uma alteração no estado emocional. “A pessoa não pensa para comer nem presta atenção no que come. Quando percebe, o alimento já acabou sem que tenha sentido qualquer prazer”, explica Eliane. A ansiedade é outro sentimento que pode desencadear o comer compulsivamente ou por impulso. Nesse caso, acontece a busca na comida de um alívio para uma dor, um problema ou uma insatisfação. Geralmente os alimentos mais procurados são os carboidratos, como massas, pães e doces.

– Compulsivo: a situação de fome compulsiva ocorre quando a pessoa come de forma descontrolada, ingerindo uma grande quantidade de alimentos em um curto período de tempo (aproximadamente 2 horas), e em seguida tem o sentimento de vergonha e arrependimento. Esse comportamento pode indicar um Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica – TCAP – que atinge a maioria dos obesos.

– Impulsivo: a fome impulsiva acontece quando o ato de comer é feito apenar por prazer ou pelo fato de a comida estar facilmente ao alcance, sem que haja a fome ou sem que seja o horário de se alimentar. As famosas “beliscadas” são um exemplo dessa atitude.

Acontece comigo?

Para detectar se você se encaixa em um dos casos, vale observar alguns sintomas. Ao comer, pergunte-se se está com fome ou se quer apenas aliviar uma tensão ou sofrimento. Se perceber a segunda opção pelo menos duas vezes por semana por mais de seis meses, procure um nutricionista. Ele irá instruí-la a alimentar-se corretamente e poderá detectar a necessidade de auxílio psicológico.

Tratamento

De acordo com Elaine, para cuidar desses problemas são necessárias algumas etapas. Primeiro é preciso identificar os alimentos que desencadeiam a compulsão (geralmente chocolate, doces, pães e gorduras) e reduzir seu consumo. Depois, analisar quando o desejo por determinado alimento acontece e em que estado emocional a pessoa se encontra: se está aborrecida, triste, ansiosa, deprimida ou cansada. Por último, tentar se distrair fazendo alguma atividade que a mude do foco da comida.

LEIA TAMBÉM

Texto: Beatriz Albuquerque | Consultoria: Eliane Nardon, nutricionista clínica de São Paulo (SP), (11) 3474-6157

 

Advertisement

Mundo místico

Anda passando por um período de agonias? Está perdendo a alegria em seu dia a dia? Faça estes rituais de luz e afaste a tristeza da sua vida

Mundo místico

Está precisando de sorte? Confira 6 rituais poderosos que vão trazer muito luz e energias positivas para sua vida melhorar!

Mundo místico

Leia com fé as palavras abençoadas e confie na força dos provérbios para confortar sua alma e seu coração e alcançar todas as graças que deseja

Estilo de vida

Cultivar uma horta caseira é uma boa opção para quem deseja produzir alimentos frescos e se livrar dos agrotóxicos. Saiba o que você precisa para ter a sua!

Estilo de vida

Na hora de escolher os alimentos que quer cultivar na sua horta em casa, você precisa saber mais sobre como cada semente se desenvolve. Veja nossas dicas

Estilo de vida

Sabe aquela chaleira antiga ou copo de vidro que você não usa mais? Esses e outros objetos domésticos podem ser transformados em lindos arranjos decorativos. Saiba como!

Estilo de vida

Quer fazer uma festa de aniversário diferente para o seu filho? Então, confira 6 ideias de decoração para festa infantil ao ar livre!

Estilo de vida

Tons claros, iluminação adequada e móveis simples podem deixar a lavanderia funcional. mais organizada e agradável de trabalhar