Você sabe o que é o terçol? Conheça as causas e tratamentos

Lesão ocular provocada principalmente por ação bacteriana, o terçol é caracterizado por inchaço e vermelhidão na região das pálpebras

None
Com dicas simples de serem colocadas em prática, é possível evitar o contágio da conjuntivite! FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/08/2017 às 07:00
Atualizado às 14:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Dor, vermelhidão e quentura nas pálpebras. Quem já sentiu esses sintomas sabe que estamos falando do hordéolo – ou terçol, como é conhecido popularmente -, uma infecção recorrente na região das pálpebras que já incomodou – e ainda incomoda – muita gente.

Culpa das bactérias

Sim, são elas as responsáveis pelo surgimento do terçol. Esses microrganismos causam a inflamação das glândulas de Zeiss e de Mol – que ficam na região das pálpebras, próximas das raízes dos cílios -, fazendo com que comecem a produzir secreção de forma descontrolada, deixando a região inchada com o surgimento da lesão.

Porém, não precisa entrar em desespero. Normalmente, o terçol desaparece espontaneamente, depois de três a quatro dias após a instalação do quadro, podendo durar no máximo uma semana. O tratamento pode ser feito em casa, com o uso de compressas quentes e umedecidas ou bolsas térmicas aquecidas. Nos casos mais agudos, o oftalmologista pode recomendar a aplicação de pomadas com antibióticos ou de colírios.

Fugindo do terçol

É possível tomar algumas medidas para evitar o desenvolvimento do terçol. Manter as mãos sempre limpas previne a propagação e o auto contágio por vírus e bactérias. Por isso, lave sempre as mãos e evite levá-las aos olhos, principalmente quando estiver com alguma lesão ocular. E, no caso do surgimento destas, procure sempre um oftalmologista para obter o diagnóstico e as possíveis formas de tratamento.

Texto: João Paulo Fernandes/Colaborador

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.