Conheça algumas terapias que aliviam o estresse e afastam a depressão!

Você sabia que é possível afastar a depressão e o estresse através de algumas terapias? Prevenir é a melhor solução. Confira!

None
Foto: iStock/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/10/2016 às 12:32
Atualizado às 11:47

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Para equilibrar as emoções e levar uma vida muito mais tranquila e feliz, a soma de diversas atitudes diárias – como uma boa alimentação, prática de atividades físicas e contar com o apoio da família – são fundamentais. Mas também é possível contar com o auxílio de algumas alternativas que, por promoverem o relaxamento do corpo e da mente, auxiliam no combate à depressão. Então, que tal conferir as sugestões a seguir e trazer para a rotina aquelas com as quais mais se identifica?

Picadinhas do bem

A acupuntura é um tratamento milenar da medicina chinesa que age por meio do equilíbrio energético no organismo, gerando, assim, um equilíbrio físico, emocional e bioquímico. “No tratamento, fazemos uma avaliação para saber qual o desequilíbrio específico daquele paciente, pois existem muitos tipos que podem causar depressão. Corrigindo esse problema, os sintomas típicos da doença desaparecem e a pessoa se sente mais disposta, feliz, melhora a qualidade do sono e a concentração”, explica naturóloga e acupunturista Tylá Pillotto Duarte. A base da acupuntura é que quando há um desequilíbrio energético e ele não é tratado, evolui para uma doença. A medida então é tratar a causa, reequilibrando o paciente e alcançando a cura.

Acupuntura costas tensão

Foto: iStock.com/Getty Images

Equilíbrio interno e externo

Sabia que a yoga também ajuda na hora de combater o estresse, a depressão e outros problemas do gênero? “Esse método vê o indivíduo em seus aspectos físico, energético, mental e espiritual. A prática da yoga traz de volta o senso de união, sendo que as enfermidades são consideradas pelo exercício como resultado da sensação interna de separação”, afirma o instrutor de yoga e meditação Salvador Hernandes. Ou seja, esse método estimula a pessoa a reencontrar-se consigo mesma, perceber o seu corpo, sua respiração e a sentir-se novamente em contato com algo superior.

A cura pelas artes

Quem já praticou sabe que elas são uma distração e tanto para a mente. As artes plásticas ajudam a esquecer os problemas, sem contar que os resultados são maravilhosos e, além de deixar a casa mais bonita, ainda pode ajudar no orçamento do lar! Procurar um curso é um ótimo passo para começar a a se aperfeiçoar. As possibilidades são enormes: seja em trabalhos com telas, cerâmica ou biscuit, basta escolher aquele que mais combina com você e começar.

Ajuda das cores

Uma alternativa é usar as cores para incentivarem o subconsciente. Enquanto o laranja estimula o apetite, o azul ajuda a acalmar. Utilizar as cores para aguçar alguns sentidos e trazer sensações é outro tipo de terapia que colabora no combate à depressão.

LEIA TAMBÉM:

Texto: Paula Santana

Consultoria: Denise Dourado, professora de meditação; Fernando Perri e Salvador Hernandes, instrutores de yoga; Mariana Moraes, fisioterapeuta; Paula Dias Félix, psicóloga; Rodrigo Sangion, personal trainer; Tylá Pillotto Duarte, naturóloga e acupunturista; Vinicius Zacarias, fisioterapeuta e professor de pilates

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.