Connect with us

O que você está procurando?

Baseada nos estudos de Jacques Lacan, a terapia lacaniana tem como principal característica a escuta daquilo que incomoda os pacientes no dia a dia.
- FOTO: Shutterstock Images

Terapia lacaniana: entenda como funciona e para quem é indicada

Baseada nos estudos de Jacques Lacan, a terapia lacaniana tem como principal característica a escuta daquilo que incomoda os pacientes no dia a dia.

A terapia lacaniana, formulada pelo psiquiatra Jacques Lacan, é bastante complexa e, às vezes, o próprio analisando (ou paciente) não entende a concepção da escuta proposta por essa corrente.

Consulta terapia lacaniana

FOTO: Shutterstock Images

“O terapeuta lacaniano faz poucas, ou quase nenhuma intervenção na fala do analisando para não influenciar ou contaminar aquilo que o paciente tem vontade, aquilo que o inconsciente dele está pedindo para que ele diga”, explica o psicanalista Gino Cammarota.

 

Como é a primeira consulta?

Na primeira consulta, o psicanalista ouve a principal queixa do cliente e aquilo que mais o incomoda, deixando-o falar de forma livre. O especialista escuta o que é falado, contudo, também presta muita atenção no que não é dito, ou seja, nas entrelinhas.

 

Para quem é indicada a terapia lacaniana?

A  psicanálise,  em  geral,  é  indicada  para  pessoas  de  todas  as  idades,  de  crianças  a  idosos.  No  entanto, quanto  ao tratamento de transtornos, é útil, sozinha, somente se estiver no início ou apresentar um grau bem pequeno. “Quando  se  fala  de  transtornos  mais avançados, nós falamos também de um tratamento  médico, no caso, psiquiatria”, acrescenta o psicanalista.

Cammarota adiciona que, atualmente, o que se vê é uma união entre a psiquiatria e a psicanálise. Psiquiatras recomendam que, além do tratamento medicamentoso, exista um complemento para o lado emocional e comportamental, como uma forma de reforço aos remédios.

 

SAIBA MAIS

Psicanálise lacaniana: descubra como surgiu essa corrente da psicologia

Autismo: por que é indicada a psicoterapia?

 

Texto: Érica Aguiar Arte: Mary Ellen Machado

Consultoria: Gino Cammarota, psicanalista graduado pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa (SBPI). Também ministra aulas dos módulos de Freud, Jacques Lacan e Melanie Klein no curso de formação psicanalítica da SBPI.

Advertisement

Estilo de vida

Cada faixa etária deve ser contemplada com um tipo específico de alimentação, a fim de suprir as necessidades do organismo.

Estilo de vida

Por muito tempo, Os testes de QI foram sinônimos de precisão para se conseguir medir a inteligência da pessoa, mas hoje são alvo de contestações

Estilo de vida

Medir o nível da inteligência em números não foi uma descoberta que surgiu do dia para a noite. Veja como foi o processo até surgir o teste de QI

Estilo de vida

Saber exatamente quanto de altura alguém mede ou o peso de alguma coisa. Tirar medidas sempre foi uma curiosidade do ser humano

Estilo de vida

Os exercícios físicos são aliados da saúde, pois afastam a obesidade e ainda combatem doenças como diabetes, asma e fibromialgia.

Estilo de vida

Além do aquecimento prévio, é preciso tomar alguns cuidados também durante e após a corrida: forma de pisar, alongamento, entre outros

Estilo de vida

Os pés de quem corre com frequência pode ser afetado por problemas que comprometem o bem-estar, como frieiras e rachaduras.

Estilo de vida

Na hora de adoçar um bolo ou até mesmo o famoso café, geralmente, quem deseja perder alguns quilos, opta pelos adoçantes. Mas será que funciona? Confira!