Como ter uma alimentação saudável comendo em restaurante?

Manter uma alimentação saudável não é algo impossível, no entanto, há algumas situações no dia a dia, como comer fora de casa, que podem levar a deslizes.

None
Foto: iStock e Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/11/2016 às 13:09
Atualizado às 12:48

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Manter uma alimentação saudável não é algo impossível, no entanto, há algumas situações no dia a dia, como comer fora de casa, que podem levar a deslizes. A oferta de pratos ricos em gordura é uma tentação para sair do cardápio equilibrado, mas fazendo as escolhas certas é possível ser saudável mesmo comendo em restaurantes. “Os estabelecimentos a quilo estão por toda parte oferecendo grande variedade de comidas, inclusive saladas e alimentos de origem integral”, destaca a nutricionista Vanessa Minossi.

mulheres-restaurante-alimentacao-saudavel-pratos-comida

Foto: iStock e Getty Images

Ao seu gosto

Os chamados self service são uma ótima opção para fazer as refeições na rua, sem pôr em risco a dieta equilibrada, já que é possível controlar o que e quanto se leva ao prato. Além disso, os famosos “PF”, isto é, os pratos feitos, também costumam oferecer opções equilibradas como o tradicional arroz e feijão, além de salada e algum tipo de carne. Se preferir um prato a la carte, procure não fugir da combinação salada, carne e carboidratos (massas ou grãos).

Dicas para manter a alimentação saudável

Algumas atitudes são importantes no dia a dia de quem se alimenta fora de casa:

*Se estiver em um restaurante por quilo, percorra a bancada de alimentos antes de montar seu prato. Assim, você planeja melhor como montar sua refeição.

*Trocar de restaurante de vez em quando é bom para ter a opção de novos pratos com diversos nutrientes.

*Não monte sempre o mesmo prato, pois pode deixar de lado algum nutriente importante. Varie o tipo de carne e de grãos, por exemplo.

*Reserve, pelo menos, uma hora para a refeição. Além de poder mastigar e saborear os alimentos com calma, o que reflete em mais saciedade, você ainda pode escolher o que levar ao prato sem pressa.

*Não se deixe influenciar pelos colegas na hora da escolha da refeição. Tenha em mente o quanto deve consumir para equilibrar seu cardápio e não desviar do seu plano alimentar.

mulher-prato-comida-temperando-alimentacao-saudavel

Foto: Shutterstock

Algo para beber, senhor?

Outra tentação ao comer fora de casa é a geladeira cheia de opções de bebidas. Geralmente, a maioria é refrigerantes e sucos industrializados que, mesmo não sendo frequentes nas refeições domésticas, acabam chamando atenção. Se a vontade for muito grande, pegue uma garrafinha ou copo de água, que vai ajudar a enganar o desejo e não contém nutrientes prejudiciais como as bebidas ricas em açúcares e conservantes.

Texto Natália Negretti

Consultoria Vanessa Minossi, nutricionista

LEIA TAMBÉM: