ESTILO DE VIDA

Tênis ideal: veja a importância da escolha dos calçados!

Saber qual o tênis ideal para o seu pé, é fundamental e para os corredores é indispensável. Por isso, veja algumas dicas de como fazer a escolha certa!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/10/2016 às 19:57
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Casuais, elegantes, excelentes para lazer, atividades físicas, esportes radicais e diversas ocasiões: os tênis são tão versáteis que o mercado conta com inúmeros estilos. Na hora de escolher o seu par, é importante considerar os aspectos do produto para saber se ele se adéqua à sua necessidade. “Leva-se em conta várias características, tanto da pessoa quanto do tipo de atividade que pretende praticar”, explica o ortopedista Fabiano Nunes. Veja algumas dicas e conselhos sobre o tênis ideal!

vários tênis

Foto Shutterstock.com

PARA COMEÇAR BEM!

O educador físico Luiz Eduardo Wardi alerta para a necessidade de procurar um calçado confortável. “Para quem quer começar a correr, indico procurar um tênis que seja leve, macio e confortável, onde os dedos não fiquem apertados nas extremidades e nas laterais”. Ele ainda dá uma dica para saber se o calçado é realmente macio: dobre o tênis ao meio. Se a ponta encostar no calcanhar, ponto para ele! Isso indica que o o calçado é confortável.

ATENÇÃO AO TREINO!

Você usa o mesmo tênis para realizar treinos diferentes? Tome cuidado, pois ao usar o calçado errado você pode se lesionar. “Correr em asfalto, por exemplo, exige mais amortecimento que na esteira”, esclarece André Shecaira, ortopedista. O ritmo de treino também deve influenciar na escolha. Os corredores com ritmo rápido podem usar um calçado leve, de performance e recomendado para competição. Já se o caso é participar de uma maratona acima de três horas, o tênis com maior amortecimento no lugar dos de competição é uma boa opção.

Leia também: 

DE BEM COM O SEU PAR

Lavar os tênis com muita frequência pode prejudicá-los. “Quanto mais contato com água o seu tênis tiver, menos ele irá durar”, explica o ortopedista Fellipe Savioli. Ele ainda alerta que os tênis devem secar ao vento – nada de secadores e micro-ondas. E cuidado com o sol: ele também pode acelerar o desgaste do calçado.

DE OLHO NA PISADA

Notou que seus tênis desgastam mais de um lado do que do outro? Normal. Isso acontece devido aos diferentes tipos de pisada. Na hora da compra, você deve considerar qual é a sua. Para saber, o ideal é procurar um profissional, mas se quiser fazer um teste rápido, observe um tênis antigo. Se o desgaste do solado for uniforme, sua pisada é neutra. Se a parte interna estiver mais gasta, você possui pisada pronada e se o desgaste for na parte externa, é supinada.

ilustração sobre os tipos de pisada de cada pé

Foto Shutterstock.com

QUANDO TEMPO DURA?

Os tênis não têm prazo de validade, mas é importante ficar atento para não utilizar um calçado com o solado muito gasto. “Vai depender da sua quilometragem semanal/mensal, do seu peso e do tipo de terreno em que você vai utilizá-lo”, explica Fellipe Savioli. Ele ainda diz que para saber se está na hora de comprar um par novo, é só olhar a sola: se estiver muito gasta, pode correr para a loja!

Consultoria Fabiano Nunes, ortopedista; Fellipe Saviol,  ortopedista; Luiz Eduardo, educador físico; Wardi André Shecaira, ortopedista

TAGS