Ideias para usar na cerimônia do seu casamento que são tendências

Está pensando em casar mas ainda não decidiu nada? Já conhece as novas tendências para casamento que estão rolando? Clica aqui e vai se inspirando!

None
Foto: Divulgação/Rafael Faria: Mestre de Cerimônias e Celebrante de Casamentos

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/02/2017 às 12:08
Atualizado às 13:33

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O casamento é um momento pra lá de especial para os noivos. Por isso, é comum que pensem em cada detalhe do evento – seja ele só cerimônia, uma pequena recepção para os mais íntimos ou uma festa daquelas. Se você está passando por essa fase, sonha em passar ou conhece alguém que está vivendo este momento, que tal ficar por dentro das tendências para casamento que vão bombar em 2017?

Para isso, entrevistamos Rafael Farias, mestre de cerimônias e celebrante de casamentos. Ele conta, abaixo, quais são os novos rituais que prometem deixar a cerimônia ainda mais romântica e especial. Além disso, Rafael aponta quais são as gafes que você deve evitar a todo custo. Confira e se inspire!

tendências no casamento, saiba mais

Foto: Reprodução

Especial, como tem de ser!

Se engana quem pensa que, quando se fala em tendência, tudo se resume à festa ou ao vestido da noiva. A verdade é que as tendências para casamento não valem só para a decoração ou para os trajes. Elas podem estar presentes no próprio estilo da cerimônia, transmitindo a energia do momento e as preferências e convicções do casal.

Rafael Farias, mestre de cerimônias e celebrante de casamentos, reforça que existem opções para todos os gostos, desde celebrações tradicionais até as que exaltam o contato com a natureza, por exemplo. “Cerimônias clássicas são sempre bonitas, mas essa nova geração gosta de novidades, de ter tudo personalizado e inovador e, claro que isso não iria fugir das escolhas dos noivos na hora do casamento”, afirma Rafael, que ressalta que, o importante, é que este momento tenha a cara dos noivos: “Sempre digo que o casal deve dizer o ‘sim’ do seu jeito, de forma única e particular”.

Tendências para casamento para você se inspirar

CAMPO, PRAIA, SALÃO… VALE TUDO!

Atualmente, é comum que os noivos optem por não realizar a cerimônia na igreja. “Quando isso acontece é porque o casal não quer se casar na igreja, seguindo um rito específico de uma religião, ou ainda porque desejam se casar em locais diferenciados, como o campo, a praia ou até mesmo um salão – agregando a cerimônia e a recepção”, conta Rafael Farias.

Para quem faz essa opção, uma dica é contratar um mestre de cerimônias para conduzir a celebração. Este profissional tem o papel de entender o perfil de cada casal e realizar uma cerimônia que traduza isso aos convidados. “Seja num primeiro momento, ou mesmo em um questionário que todos respondem, essas informações me ajudam a montar uma cerimônia totalmente personalizada, e que seja marcante e inesquecível”, explica Rafael.

Mas atenção: a escolha do local deve considerar o número de convidados. “Em se tratando do aconchego dos convidados, ficam as dicas: pense no seu orçamento, faça a lista de convidados e, somente depois, contrate o lugar. Espaço apertado ninguém merece!”, orienta.

CERIMÔNIAS ALTERNATIVAS

Se você procura por uma ideia que deixa a cerimônia de casamento diferentona, as cerimônias da árvore e da areia podem ser ideais. Conheça mais sobre elas!

Cerimônia da Árvore:  os noivos plantam uma árvore em um vaso (durante a celebração) e confirmam o compromisso de cuidar da plantinha como cuidarão um do outro. Fofo, né?

nova tendência para casamentos é cerimônia da árvore

Noivos lavam as mãos após plantarem árvore Foto: Divulgação/Rafael Faria: Mestre de Cerimônias e Celebrante de Casamentos

Cerimônia da Areia: os noivos enchem um vaso com diferentes cores de areia. Isso mesmo! E tem mais, cada cor tem um significado próprio. “Rosa significa os desejos de beleza, saúde, romantismo e sensualidade; branco: paz, pureza; e vermelho representa amor e desejo”, detalha o mestre de cerimônias.

tendências para casamento e cerimônia das areias

Foto: Divulgação/Rafael Faria: Mestre de Cerimônias e Celebrante de Casamentos

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DOS PRESENTES

Valorizar a participação de pais, padrinhos e convidados, fazendo-os sentirem-se especiais para os noivos, é outra tendência para casamentos em 2017.

No caso dos padrinhos, por exemplo, Rafael lembra que eles não estão presentes somente para dar os melhores presentes aos noivos, mas, sim, porque fazem parte da vida do casal e merecem um carinho especial: “Os padrinhos de casamento são aqueles que estão presentes na vida familiar com cuidado, gratidão e amor; que trocam experiências de vida, aprendizados, exemplos e sempre dividem momentos, sejam eles tristes ou alegres”.

Valorizar a participação dos padrinhos é um detalhe que pode fazer toda a diferença. “Durante o casamento, uma ideia é evidenciar as atribuições e, de forma divertida, convido os padrinhos a responder se aceitam ou não a missão a eles confiada. Isso faz com que todos sintam a real importância daquele momento”, explica o mestre de cerimônias.

O mesmo vale para os pais, que merecem ser lembrados. Uma das formas de se fazer isso, é reservar um momento para que eles concedam suas bênçãos aos noivos, que pode ser antes da troca das alianças.

“Essa é uma forma de também agradecer por todo ensinamento, carinho e dedicação ao longo dos anos, mostrando que estão prontos para formar a própria família, apresentando o escolhido, mas sempre levando os valores passados pelos pais ao longo da vida”, explica Rafael.

PADRINHOS X MADRINHAS

A disposição dos padrinhos inspirada nos casamentos americanos é uma das tendências para casamento em 2017. A ideia é que os padrinhos fiquem ao lado do noivo e as madrinhas ao lado da noiva e não a tradicional formação de casais convidados pela noiva de um lado e pelo noivo de outro. “Não precisam ser casais e pode até ter uma diferença no número de pessoas escaladas. Para ficar mais elegante, sugiro até que as mulheres portem um pequeno buquê e s padrinhos usem a mesma cor de gravata”, indica Rafael

TROCA DE VOTOS

A troca de votos entre os noivos é outra tendência para casamentos em 2017 importada dos Estados Unidos. A ideia é que o noivo e a noiva escrevam seus votos, tentando traduzir em palavras o que o par escolhido representa para eles. A declaração dá um tom superparticular para o momento e vai emocionar todos presentes.

“Durante a cerimônia, os votos são lidos por cada um, diante de todos os convidados. E uma bela música ajuda a criar o clima perfeito”, conta Rafael

tendência em casamentos e os votos

Foto: Divulgação/Rafael Faria: Mestre de Cerimônias e Celebrante de Casamentos

Após a cerimônia, você não precisa se desfazer dos votos, pelo contrário! Você pode guardar os papeizinhos em garrafas ou caixinhas personalizadas, assim, os votos podem ser reaproveitados para dar um toque na decoração ou para serem relidos em momentos de turbulência do casal.

Olha a gafe!

Quando você é convidado para participar de uma cerimônia, é certo que os noivos pensaram em cada detalhe. Para fazer parte deste momento especial, os convidados também devem ser cuidadosos

O  mestre de cerimônias pede que todos tenham atenção especial ao traje. Ele frisa que é superimportante ir vestido de acordo com o que é pedido, pra evitar aquele micão: “Obviamente, não precisa ser black tie. Mas é preciso ter o entendimento de que este é um momento solene” ressalta.

Além disso, tem toda a questão do gafe em um nível mais moderninho e conectado. Rafael sugere que os convidados, principalmente os padrinhos e madrinhas – que estarão presentes no altar – evitem ao máximo ficar com as mãozinhas esticadas para fotografar os melhores momentos do casal. Ok, a gente sabe que dá vontade, mas manter a concentração no evento e deixar essa função para o fotógrafo contratado é o comportamento ideal.

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.