ESTILO DE VIDA

Estudo revela tempo necessário de exercício diário para ser saudável

Quanto tempo de exercício por dia é necessário para ganhar saúde? Um estudo descobriu essa informação: 15 minutos são suficientes para dar bem-estar.

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/09/2016 às 19:15
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

É preciso passar horas e horas na academia para ser considerada uma pessoa saudável? Quanto tempo por dia alguém tem que fazer exercício para conquistar bem-estar? Esses tipos de questionamentos são relevantes e até mesmo comuns e, a boa notícia, é que um estudo parece ter encontrado a resposta.

Exercícios físicos são benéficos quando feitos por cerca de 15 minutos

FOTO: Shutterstock

Publicada no Jornal da Associação Médica Americana, a pesquisa afirma que são necessários apenas 15 minutos de exercício físico diário moderada para reduzir o risco de morte prematura – metade do tempo sugerido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

E quem decide correr precisa gastar menos tempo na atividade, sendo que de 5 a 10 minutos já basta para se tornar uma pessoa mais saudável. Mas vale ressaltar que fazer mais exercício do que o mínimo recomendado pode trazer benefícios ainda mais significativos ao organismo. Então, conheça algumas atividades que podem ajudar na qualidade de vida e até mesmo no emagrecimento.

SAIBA MAIS:

Atividades físicas ajudam a fortalecer a saúde

Previna a osteoporose com a realização de atividades físicas

3 atividades que vão detonar a bariga inchada

Dança

Em apenas 40 minutos a pessoa consegue eliminar 200 calorias. E o melhor é que existem os mais variados estilos, desde balé até forró. “Dançar de duas a três vezes por semana é o ideal para a pessoa que quer ver um resultado rápido e, ao mesmo tempo, suficiente para melhorar a percepção corporal e a satisfação pessoal”, afirma o educador físico Caito Júnior.

Natação

Para reduzir, em média, 270 calorias, o praticante precisa investir cerca de 30 minutos do seu tempo na piscina. Com esse esporte, você trabalha todos os músculos e melhora o condicionamento físico.

Ciclismo

Andar de bicicleta é uma ótima maneira de emagrecer. “Essa atividade tem gasto calórico alto, sendo que o ciclista perde 600kcal por hora”, afirma o ortopedista e médico do esporte Maurício Póvoa Barbosa. Dessa forma, após 20 minutos já é possível encerrar a atividade.

Consultoria Caito Júnior, educador físico; Maurício Póvoa Barbosa, ortopedista e médico do esporte