ESTILO DE VIDA

Tel Aviv é a capital mais moderna e cosmopolita do Oriente Médio

Tel Aviv é uma cidade imperdível para quem viaja à Israel. Moderna, intensa e cosmopolita, destaca-se das cidades que a cerca por todo o Oriente Médio.

None
Foto: Wikimedia Commons

por Redação Alto Astral
Publicado em 14/09/2017 às 16:42
Atualizado às 14:14

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Antes de mais nada, uma grande questão gira em torno do próprio título desta matéria. Afinal, Tel Aviv é ou não é a capital de Israel. A resposta é um tanto delicada.

Isso porque os israelenses consideram como sua capital a cidade de Jerusalém, o que não é aceito por boa parte dos países da Comunidade Internacional devido as questões envolvendo os conflitos com os palestinos. Tel Aviv se torna, assim, a capital administrativa do país, onde a maior parte dos órgãos do governo e embaixadas de outros países se concentram.

Tel Aviv, “a Bolha”

Sim, esse é um dos apelidos utilizados para mencionar a cidade israelense. Isso porque, perto de outras cidades do país e de todo o Oriente Médio, ela representa um oásis de modernidade, liberdade e  segurança. Bares, baladas, praias, casais homoafetivos circulando de mãos dadas pelas ruas sem temer o preconceito são só alguns dos destaques pontuados por quem visita o local. Tudo isso surpreende justamente pela localização da cidade. A região é marcada pelo conservadorismo e a imposição de restrições devido a religião, tanto espectro judaico quanto no islâmico.

Explorar a cidade não é tarefa complicada, mas a sua riqueza de detalhes e nuances demanda tempo para ser vivida. As ruas e prédios de Tel Aviv são muito bem sinalizados e chegar até a atração que você deseja conhecer não será problema. Um fato importante a se conhecer sobre a cidade é a constante presença de militares pelas ruas. Isso se deve aos constantes atritos entre israelenses e palestinos, o que transforma Israel como um tudo em um país que vive em constante estado de alerta. Mas não se assuste com isso, mesmo que você seja abordado por alguns deles. Revistas e perguntas do tipo “você está carregando alguma arma” não são exatamente comuns, mas pode acontecer. Basta agir com naturalidade e tudo dará certo.

Foto: Wikimedia Commons

Mais informações

Fuso horário: +5h em relação ao horário de Brasília

População: 405.300 habitantes (2012)

Distância de Jerusalém: 74 quilômetros

Código de telefone: +972

LEIA TAMBÉM

TAGS