ESTILO DE VIDA

Meditação: especialista indica técnica especial para relaxar!

Conheça uma técnica de meditação simples, porém especial, que pode afastar o estresse e o nervosismo da sua rotina e melhorar a qualidade de vida

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/11/2016 às 12:17
Atualizado às 20:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Com a correria do dia a dia e a vida cada vez mais estressante, nada melhor do que um momento para respirar fundo e descansar o corpo e a mente. A médica Lúcia Ramos, com especializações em pediatria e psicanálise, aplica uma técnica especial de meditação em seus pacientes, também usada por celebridades.

Mulher loira meditando

FOTO: Shutterstock

Como fazer?

Meditar consiste basicamente em alcançar um relaxamento profundo, que promova uma alteração no metabolismo, como a queda dos hormônios do estresse e a produção das endorfinas, substâncias ligadas ao bem-estar. “Para isso, precisamos parar de pensar, usando truques que driblem os pensamentos”, explica a especialista.

Para meditar

Não existe segredo para a meditação. Ao contrário do que muitos pensam, pode ser simples e rápido. A pessoa só precisa estar disposta a alcançar um bem-estar que vai depender apenas dela. “É importante ressaltar que a prática da meditação não precisa estar vinculada a nenhuma religião, filosofia ou grupos esotéricos; todos podem praticar tendo ou não uma crença religiosa”, avisa a médica.

Hora de praticar

Existe uma técnica que pode ser feita em casa ou no intervalo do trabalho, a qualquer hora do dia ou da noite. Para começar, é necessário sentar-se o mais confortavelmente possível, fechar os olhos, inspirar o ar pensando na palavra “dentro”, expirar pensando a palavra “fora”. Repita esse fluxo de inspirar e de expirar por 5 minutos. “Se pensamentos surgirem, não se fixe neles e continue respirando e pensando ‘dentro’ e ‘fora’”, explica Lúcia. Repita o exercício diariamente por, pelo menos, por 5 minutos. Com treinamento e prática constante, é possível aplicar a técnica em qualquer lugar. “Quanto mais se medita, mais fácil fica entrar em estado de meditação”, orienta. Segundo a médica, é importante também não criar expectativas. “Uma meditação pode ser completamente diferente de outra, portanto, relaxe, entregue-se e aproveite!”, aconselha a especialista.

Texto: Carolina Brito

LEIA MAIS: