Tapioca não possui glúten; conheça alguns benefícios da goma!

Você sabia que a tapioca não possui glúten? Ela é uma ótima alternativa para quem possui intolerância celíaca. Veja mais benefícios!

None
A tapioca é uma excelente fonte de carboidratos derivada da mandioca. FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/04/2017 às 13:37
Atualizado às 13:42

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Extraída da fécula da mandioca, a tapioca é uma iguaria tipicamente brasileira. Ela é de origem indígena e, há alguns anos, sua fama era maior somente nas regiões norte e nordeste. Mas por ser livre de glúten, substância que pode causar intolerância em determinadas pessoas, ganhou espaço em todas as regiões do país, e hoje está entre “as queridinhas” das dietas. “A tapioca tem metade das calorias do pão francês, somente 70 calorias em uma unidade média, feita com 2 colheres (sopa) da goma”, destaca a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki.

Tapioca não possui glúten e tem poucas calorias!

A tapioca é uma excelente fonte de carboidratos derivada da mandioca. FOTO: iStock.com/Getty Images

Herança genuína

A tapioca é feita a partir do amido da mandioca: é preciso retirar sua goma e, em seguida, peneirá-la sobre um tacho de cobre quente. Pode ser encontrada de forma industrializada ou feita artesanalmente. Quando a produção é artesanal, a farinha da tapioca fica crocante e pode ser consumida in natura. Já a versão industrializada torna os grãos mais duros, necessitando de hidratação antes do preparo. Também existe a versão já hidratada para comprar.

Para emagrecer

Por ser feita de um único ingrediente (a fécula da mandioca), a tapioca pode, sim, auxiliar no emagrecimento. Além da ausência do glúten, ela é livre de sódio, que pode causar inchaço e, como não é necessário utilizar óleo em sua preparação, ela ganha mais um ponto positivo. As calorias da tapioca são poucas, mas, para garantir o emagrecimento, é preciso atenção ao recheio: nada de ingredientes gordurosos ou os resultados podem ser negativos (engordar, em vez de emagrecer). Opte por queijos magros, frango, ovo ou frutas. Para perder peso, é indicado consumir 1 tapioca por dia. Pode ser no café da manhã ou nos lanches intermediários. Quem deseja manter o peso, pode comer um pouco mais: “2 tapiocas são permitidas, mas não pode deixar de praticar alguma atividade física” afirma Tamara.

Mais potente

Entre as opções para enriquecer a tapioca está a hidratação do polvilho a partir de sucos naturais, como de couve, beterraba e cenourA. “Além de manter o valor nutritivo da tapioca (carboidratos que conferem energia ao organismo), ao hidratá-la com esses sucos, você pode incrementar a preparação com as vitaminas provenientes dos ingredientes do suco, sem contar que a tapioca pode ficar mais atrativa, especialmente para crianças”, aponta Flávia Figueiredo, nutricionista. Assim, você terá uma refeição mais bonita, sem corantes artificiais!

Texto: Denis Eric/Colaborador

Consultoria: Ana Luisa Vilela, nutróloga; Flávia Figueiredo, nutricionista; Tamara Mazaracki, médica ortomolecular e nutróloga

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.