Tapioca emagrece: os cuidados no preparo e no consumo para não atrapalhar a perda de peso

A tapioca emagrece e ajuda a eliminar de vez os ingredientes ricos em glúten do cardápio. Saiba os benefícios desse alimento e a melhor forma de preparo

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/11/2017 às 09:06
Atualizado às 12:37

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você sabia que a tapioca emagrece? Para incluí-la no seu cardápio, não há segredo! “Mas a quantidade ideal de consumo varia de indivíduo para indivíduo, de acordo com as necessidades diárias de cada um, que leva em conta a taxa metabólica, o nível de atividade física e as horas de sono no dia”, explica a nutricionista da Personal Diet Fernanda Machado.

Tapioca emagrece

Quem quer perder peso não deve consumir mais do que 2 a 3 colheres de sopa por dia. Na substituição do pão francês, por exemplo, que é pobre em nutrientes por ser feito à base de farinha de trigo refinada, a nutricionista recomenda usar uma quantidade de aproximadamente 40g de tapioca seca para o preparo da massa.

Alerta no prato

Em geral, não há restrições para o consumo da tapioca. “Mas diabéticos devem ter cautela! Devido à baixa quantidade de fibras, a absorção do carboidrato é rápida e pode elevar rapidamente a glicemia”, alerta Christiane Bergamasco, nutricionista funcional. Nesse caso, a profissional indica o acréscimo de fibras, como as sementes (chia, linhaça, gergelim), aveia ou frutas.

Mais facilidade

A tapioca pode ser feita em casa, mas já existe no mercado a goma hidratada, o que torna o processo mais fácil: basta passar a farinha por uma peneira e armazenar na geladeira. Após pronta, a textura ideal da massa é crocante. Use uma frigideira antiaderente e jamais coloque óleo ou gordura.

Prepare a tapioca!

Rendimento: 30 unidades
Tempo de preparo: 1h (+1 dia de descanso)

Ingredientes:
• 500g de farinha de polvilho doce
• 300ml de água
• 1 colher (café) de sal

Hidrate a goma:
1. Em uma tigela coloque o polvilho e vá acrescentando água aos poucos. Reserve e deixe descansar de um dia para o outro.
2. Passe a farinha por uma peneira e misture o sal.

Prepare a tapioca:
3. Em uma frigideira antiaderente, faça a tapioca igual a uma panqueca, espalhando 2 colheres de sopa da farinha na frigideira, de modo a formar um disco fino uniforme, sem buracos. Use uma colher para desmanchar eventuais carocinhos, mas é importante que a farinha esteja peneirada.
4. Frite a massa dos dois lados, mas não deixe dourar ou esquentar demais, para não deixá-la borrachuda. O ponto certo é quando a tapioca estiver unida, porém, branquinha. Retire do fogo.
5. Passe um papel-toalha na frigideira entre o preparo de uma tapioca e outra.
6. Coloque o recheio e feche-a ao meio. Sirva em seguida.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Fernanda Machado, nutricionista Personal Diet; Christiane Bergamasco, nutricionista funcional especializada em nutrição hospitalar e disiologia do exercício | Culinarista: Mirian Soro/Colaboradora

LEIA TAMBÉM