Tapete de ursinho feito em crochê com fio de malha

Apaixone-se por este tapete de ursinho em crochê e aprenda a fazer com os gráficos e passo a passo. Ele ficará lindo no quarto das crianças!

None
Fofura para o quartinho das crianças | Execução: Claudia Uehara/Colaboradora | Foto: Gabriel Eli

por Lirian Coelho
Publicado em 23/05/2017 às 09:08
Atualizado às 13:51

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quer decorar o quarto infantil sem precisar gastar muito? Aposte em tapetes de fio de malha! Essas peças de crochê são fáceis de fazer, ficam lindas e superconfortáveis!

Logo abaixo você vai conferir o passo a passo de um tapete de ursinho feito em crochê com fio de malha! Anotamos cada ponto para você fazer sem erro, além do gráfico que dá para baixar e imprimir. Você verá que também sugerimos as cores, mas isso é opcional – você pode seguir ou escolher sua próprias cores . Não importa como você fará, a ideia aqui é colocar a mão na massa e deixar o quarto lindo, lindo!

tapete de ursinho de crochê em fio de malha

Fofura para o quartinho das crianças | Execução: Claudia Uehara/Colaboradora | Foto: Gabriel Eli

Materiais utilizados

  • Fio de malha 1kg nas cores cinza, rosa e branco
  • Sobras de fio Anne preto, da Círculo®
  • Agulha de crochê 9mm

Baixe aqui o gráfico do tapete de ursinho.

Execução do tapete de ursinho

TAPETE: com o fio cinza, inicie fazendo 4 corr. e feche a argola com 1 p.bxmo.. O tamanho da agulha pode causar estranheza no começo, se preferir você pode tentar outra agulha entre os tamanhos 7 a 10mm. O importante é você procurar usar sempre a mesma tensão no fio, para que não tenha pontos muito apertados e também pontos muito soltos no mesmo trabalho. A 1ª carr. sobe com 3 corr. e tem 13 p.a. sobre a argola inicial. Feche com 1 p.bxmo.. Para a 2ª carr, subir 3 corr. e faça 29 p.a.. Feche com 1 p.bxmo.. Na 3ª carr., inicie com 3 corr. e faça, a cada 3 pontos de base, 5 p.a.. P. bxmo. para fechar a carreira. A 4ª carr. é semelhante à terceira: 3 corr. para iniciar e, a cada 3 pontos de base, faça 4 p.a.. P. bxmo. para fechar a carreira. Na 5ª carr., inicie com 3 corr. e, a cada 4 pontos de base, faça 5 p.a.. P. bxmo. para fechar a carreira. Na 6ª carr., inicie com 3 corr. e, a cada 5 pontos de base, faça 6 p.a.. P. bxmo. para fechar a carreira. Na 7ª carr., inicie com 3 corr. e, a cada 6 pontos de base, faça 7 p.a.. P. bxmo. para fechar a carreira. Na 8ª carr., inicie com 3 corr. e, a cada 7 pontos de base, faça 8 p.a.. P. bxmo. para fechar a carreira. Na 9ª carr., inicie com 3 corr. e, a cada 8 pontos de base, faça 9 p.a.. P. bxmo. para fechar a carreira. Na 10ª carr., inicie com 3 corr. e, a cada 9 pontos de base, faça 10 p.a.. P. bxmo. para fechar a carreira. Na 11ª carr., inicie com 3 corr. e, a cada 10 pontos de base, faça 11 p.a.. P. bxmo. para fechar a carreira. Na 12ª carr., inicie com 3 corr. e, a cada 11 pontos de base, faça 12 p.a.. P. bxmo. para fechar a carreira. Na 13ª carr., inicie com 3 corr. e, a cada 12 pontos de base, faça 13 p.a.. P. bxmo. para fechar a carreira. Na 14ª carr., inicie com 3 corr. e, a cada 13 pontos de base, faça 14 p.a.. P. bxmo. para fechar a carreira. Na 15ª carr., inicie com 3 corr. e, a cada 14 pontos de base, faça 15 p.a.. P. bxmo. para fechar a carreira. Na 16ª carr., inicie com 3 corr. e, a cada 15 pontos de base, faça 16 p.a.. P. bxmo. para fechar a carreira. Na 17ª e última carr., inicie com 3 corr. e, a cada 16 pontos de base, faça 17 p.a.. P. bxmo. para fechar a carreira. Arr.

ORELHA: usando o fio branco, vamos começar a orelha. Subir 1 corr. e faça 5 p.b. sobre 3 pontos cinzas da base. Faça mais 1 corr. na última carreira branca desta orelha, e volte conforme o gráfico fazendo 1 p.b. ainda no mesmo ponto de base. No próximo ponto de base, faça 1 m.p.a. e 1 p.a.. Nos 2 pontos de base seguintes, faça 4 p.a.. No 5º ponto de base desta carreira,faça 1 p.a. e 1 mp.a.. E no último ponto de base faça 2 p.b., completando a simetria da orelha. Voltamos para a linha cinza para contornar a orelha, começando com 1 corr. e então 5 p.b. sobre os 3 primeiros pontos de base, conforme o gráfico. No ponto de base seguinte faça 1 m.p.a. e 1 p.a.. Em seguida faça 7 p.a. sobre os próximos 4 pontos de base. Agora sobre o último ponto alto da carreira anterior, faça 1 p.a. e 1 m.p.a.. Encerre com 6 p.b. sobre os últimos 3 pontos de base. Repita os passos para a segunda orelha, e vamos para o focinho!

FOCINHO: com o fio branco, inicie fazendo 4 corr. e feche a argola com 1 p.bxmo.. A 1ª carr. sobe com 3 corr. e tem 13 p.a. sobre a argola inicial. Feche com 1 p.bxmo.. Para a 2ª carr, subir 3 corr. e faça 29 p.a.. Feche com 1 p.bxmo.. Na 3ª carr., inicie com 3 corr. e faça, a cada 3 pontos de base, 5 p.a.. P. bxmo. para fechar a carreira. A 4ª e última carr. é semelhante à terceira: 3 corr. para iniciar e, a cada 3 pontos de base, faça 4 p.a.. P. bxmo. para fechar a carreira. Arremate. Agora com o fio Anne preto, faça 9 corr.. Sobre a correntinha de número 6, conforme o gráfico, faça 4 p.a.. Isso vai iniciar o “V” do nariz. Suba com 3 corr. e faça mais 2 p.a. ainda sobre o primeiro ponto da base. Em seguida, faça 3 p.a. ao longo dos próximos 3 pontos de base. E no último ponto de base faça mais 3 p.a.. Novamente subir com 3 corr. e mais 2 p.a. sobre o primeiro ponto da base. Nos próximos 7 pontos de base, faça 7 p.a. (1 em cada). E no último ponto de base faça novamente mais 3 p.a.. Suba com 3 corr. e faça mais 2 p.a. ainda sobre o primeiro ponto da base. Em seguida, faça 11 p.a. ao longo dos próximos 11 pontos de base. E no último ponto de base faça mais 3 p.a.. Agora subiremos com 4 corr. e faremos 1 p.a.d. no mesmo ponto de base. Nos próximos 4 pontos de base, faça 4 p.a.. No ponto de base seguinte faça 1 m.p.a.. Nos 5 pontos de base seguintes, faça 5 p.b.. Então faça no ponto de base seguinte 1 m.p.a.. Nos próximos 4 pontos de base, faça 4 p.a.. E finalize com 2 p.a.d. no último ponto da base. Usando a mesma linha Anne preta, costure sobre o focinho branco e depois costure o focinho branco sobre o tapete cinza, ligeiramente abaixo do seu centro, conforme a foto.

BOCHECHA:usando o fio rosa, comece a bochecha com 4 corr. e feche a argola com 1 p.bxmo.. Suba para a 1ª carr. com 1 corr. e faça 8 p.b.. Finalize a carr. com 1 p.bxmo.. Faça 3 corr. subindo para a 2ª e última carr. e completar a volta com 22 p.a.. Feche com 1 p.bxmo.. Arremate.

OLHO: para fazer cada olho, usaremos o fio Anne preto. São 24 corr. iniciais, mais 1 corr. para começar a volta. Em seguida faça 23 p.b. sobre as correntinhas (1 em cada) conforme o gráfico. Subir para a 2ª e última carreira com 2 corr.. Agora inicie 3 p.a. (1 em cada ponto de base) e finalize a última laçada de todos os 3 juntos. Faça 3 corr. e prenda com 1 p.bxmo. no próximo ponto de base. Novamente 2 corr., 3 p.a. laçados juntos, mais 3 corr. e p.bxmo no próximo ponto de base. Faça mais 4 conjuntos até finalizar a carreira. Arremate e costure no tapete.

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.