Connect with us

O que você está procurando?

Você sabia que o tabagismo causa doenças? O problema atinge milhões de pessoas ao redor do mundo e é a maior causa de mortes evitáveis
- Você sabia que o tabagismo causa doenças? Descubra os malefícios desse hábito. FOTO: iStock.com

Tabagismo é causa de diversas doenças: confira os males do cigarro!

Você sabia que o tabagismo causa doenças? O problema atinge milhões de pessoas ao redor do mundo e é a maior causa de mortes evitáveis

Quem fuma encontra diversos motivos para acender um cigarro. Alguns até sabem sobre os prejuízos que ele causa à saúde, mas assumem os ricos e continuam com o hábito. O tabagismo causa doenças, porém, os seus malefícios são tantos que muitos permanecem desconhecidos, e estão atingindo pessoas cada vez mais jovens. A seguir, confira informações sobre o cigarro, os perigos que ele representa e dados estatísticos sobre o tabagismo no Brasil e no mundo. E lembre-se de que sempre é possível parar de fumar!

Causa evitável

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável. Estima-se que, no mundo, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas adultas sejam fumantes. No Brasil, segundo dados de 2008 da Pesquisa Especial de Tabagismo (Petab), do IBGE, 17,5% da população a partir de 15 anos é fumante, o que equivale a 25,5 milhões de pessoas. Não existem medidas que amenizem os problemas causados pelo tabagismo se o fumante continua com o hábito. “Quem fuma tem que parar de fumar. De nada adianta tentar medidas alternativas para minimizar os efeitos nocivos do cigarro”, destaca o cardiologista Roque Savioli.

Substâncias tóxicas

Ao fumar, são introduzidas no organismo mais de 4.700 substâncias tóxicas e pelo menos 69 são cancerígenas. Algumas são estimulantes e levam ao vício, como a nicotina. Confira as principais:

Mulheres sofrem ainda mais

Segundo pesquisa publicada no periódico científico The Lancet, os efeitos nocivos do cigarro são mais perigosos para as mulheres. O estudo se baseou em dados levantados durante 30 anos de pesquisas e concluir que mulheres fumantes correm 25% mais risco de sofrerem de doenças cardíacas do que os homens. Ao todo, 2,4 milhões de pessoas participaram das pesquisas analisadas pelas universidades de Minnesota e John Hopkins, nos Estados Unidos. Os pesquisadores ainda não descobriram por que o sexo feminino é mais afetado pelos prejuízos do tabagismo.

 

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Roque Savioli, cardiologista

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Esclareça suas dúvidas para acabar com essas feridinhas que aparecem na parte interna da boca e podem causar dor e coceira. Saiba quais são os tratamentos das aftas

Estilo de vida

Além de colaborar com a potencialização da memória e do raciocínio, exercícios físicos ajudam a amenizar os sinais do Alzheimer, principalmente no estágio inicial

Estilo de vida

Prática comum entre as mulheres, o hábito de compartilhar maquiagem pode oferecer riscos sérios à saúde. Previna-se das doenças infecto-contagiosas

Estilo de vida

Você sabe o que é câncer renal? Desconhecido pelas pessoas, esse tipo de tumor está sendo discutido na novela O Outro Lado do Paraíso e ganhou notoriedade por não recorrer à quimioterapia. Entenda mais sobre a doença!

Estilo de vida

Conheça a pesquisa sobre câncer de fígado realizada pela Bayer em parceria com o Instituto Oncoguia, visando alertar sobre os dados da doença.

Estilo de vida

Você sabia que alguns ingredientes e substâncias presentes nos alimentos industrializados não devem ser consumidos pelas crianças? Confira!

Estilo de vida

As doenças no coração podem acometer as pessoas de qualquer idade que seja. Para evitar isso, além de deixar de lado hábitos que prejudicam a saúde, é necessário conciliar uma rotina de exercícios com boa alimentação. Confira alguns alimentos que auxiliam a saúde do coração.

Famosos

Depois de ganhar o grande prêmio de mais de 1 milhão de reais, Gleici do BBB 18 contou os detalhes do que pretende fazer com o dinheiro, sua relação com Wagner, família e muito mais. Dá só uma olhada!