ESTILO DE VIDA

SUS oferece novas terapias para quem procura medicina alternativa

Meditação, reiki e arteterapia fazem parte das novas práticas de medicina alternativa que serão oferecidas pelo SUS. Veja mais!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/01/2017 às 17:52
Atualizado às 20:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Uma novidade oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) promete trazer novas terapias para quem busca a medicina alternativa na cura de doenças. É o que mostra a nova portaria do Ministério da Saúde, publicada na última sexta (13.01), no Diário Oficial da Uniãode acordo com o G1.

mulher deitada na maca de massagem, sus oferece medicina alternativa

Foto Shutterstock.com

Várias atividades serão disponibilizadas para a população com o objetivo de integrar os serviços médicos, como a arteterapia, reiki, musicoterapia, além de tratamentos naturopáticos, osteopáticos e quiropráticos.

A partir de janeiro, essas práticas vão complementar outras atividades parecidas que já existiam no SUS, como a medicina tradicional chinesa, dança circular, yoga e massoterapia.

Entenda quais são e para que servem as novas práticas incluídas no SUS

1. Arteterapia

É o uso da arte como um processo terapêutico. Pode ser utilizada para explorar o processo criativo como uma forma de combater doenças – desenhando e pintando – como também para analisar suas simbologias. Conheça mais sobre o tratamento aqui. 

arterapia

Foto: iStock.com/Getty Images

2. Meditação

A meditação, técnica bastante conhecida, é uma prática de concentração mental que tem como objetivo deixar a saúde, o corpo e a mente em equilíbrio. Conheça mais sobre o tratamento aqui.

3. Musicoterapia 

É o uso dos elementos da música, como o som, ritmo, melodia e harmonia, para um objetivo terapêutico. A música, somada ao tratamento, pode resultar em melhorias significativas na vida de pessoas que sofrem dos mais variados tipos de doença. Conheça mais sobre o tratamento aqui. 

Mulher, oriental, musica, treinando, por do sol

Foto Shutterstock.com

4. Tratamento naturopático

É o uso de recursos naturais para recuperar a saúde. Um dos principais objetivos é usar a alimentação como uma ferramenta para melhorar a saúde. Os tratamentos naturopáticos também incluem hidroterapia, ventosoterapia e até uso de argila. Conheça mais sobre o tratamento aqui.

5. Tratamento osteopático

É conhecida como uma terapia manual para melhorar problemas articulares e de tecidos. O objetivo é usar técnicas terapêuticas manuais para manipular ossos, músculos e articulações e ajudar no tratamento de doenças nesses locais. Conheça mais sobre o tratamento aqui.

6. Tratamento quiroprático

A quiropraxia, mais conhecida entre os brasileiros, é uma forma de terapia que encontra e corrige problemas na coluna. Usando as mãos, o quiropraxista “ajusta” a coluna para que o corpo funcione melhor e diminua as dores. Conheça mais sobre o tratamento aqui. 

Massagem reichiana

FOTO: iStock/Getty Images

7. Reiki 

O reiki é uma técnica japonesa que ajuda na cura de doenças a partir da “imposição de mãos”, ou seja, toques e aproximações que estimulam os mecanismos naturais de recuperação da saúde. Conheça mais sobre o tratamento aqui.

LEIA TAMBÉM