Você sabe o que é surdez por desatenção? Não? Então confira abaixo!

Surdez por desatenção faz parte de um estudo recente que tenta entender a relação entre visão e audição. Entenda mais sobre essa pesquisa!

None
Foto Istock.com/getty images

por Redação Alto Astral
Publicado em 14/03/2017 às 09:59
Atualizado às 13:37

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Surdez por desatenção é o nome que uma pesquisa da University College London (UCL), publicada no periódico internacional Journal of Neurosciencie, deu ao problema de você não conseguir ler e ouvir ao mesmo. tempo. Por exemplo, você está na cama concentrado na leitura de um livro e seu celular, que está na escrivaninha, toca e mesmo assim você não consegue ouvir, chama-se surdez por desatenção. Isso acontece porque a audição e a visão (leitura) são processadas pela mesma região do seu cérebro. Ou seja, existe ‘espaço’ só para uma delas de cada vez.

menina lendo

Não é possível ouvir enquanto se faz uma leitura concentrado. Foto Istock.com/getty images

A professora Nilli Lavie, do Instituto Cognitivo de Neurociências da UCL, explica que esse fenômeno é muito comum: “A surdez por desatenção é uma experiência diária e normal. Às vezes, quando estamos mandando mensagem enquanto andamos, nós podemos não ouvir um carro se aproximando e tentamos atravessar a rua sem olhar para os lados”.

mulher com a mão no ouvido

A surdez por desatenção é uma atitude normal e diária. Foto Istock.com/getty images

Porém, é possível fazer duas coisas ao mesmo tempo. Por exemplo, olhar uma revista enquanto escuta música. Essa surdez só irá acontecer quando for algo que exija muita sua atenção. Para finalizar, os pesquisadores acreditam que este tipo de surdez é o resultado da limitação dos nossos sentidos, tanto da visão quanto da audição.

Outro estudo

A “cegueira da desatenção” já foi provada em um estudo conhecido como “Teste do Gorila Invisível”. Nesse estudo, as pessoas tinham que contar o número de passes de uma equipe de basquete, enquanto, durante o jogo, um homem vestido de gorila passava pelos jogadores. O resultado foi que a maioria das pessoas não viu o “gorila” enquanto contavam os passes. Combinando os resultados dos dois experimentos, é possível concluir que ficar concentrado em uma tarefa difícil faz com que as pessoas sejam cegas e surdas para qualquer outra informação ao redor.

Leia também: 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.