Suplementação é importante para quem passou por cirurgia bariátrica. Entenda!

Sabia que quem fez cirurgia bariátrica passam por modificações na absorção de nutrientes? Veja por que a suplementação alimentar é tão importante!

None
Antes de iniciar a suplementação, é indispensável a indicação médica, certo? FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/08/2017 às 15:33
Atualizado às 13:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Invariavelmente, pacientes submetidos à cirurgia bariátrica passam por modificações na absorção de nutrientes – seja por desvio da passagem dos alimentos por uma área de absorção do intestino ou por menor secreção de enzimas e sucos digestivos que auxiliariam nessa absorção. Em função desse quadro, esses pacientes passam a precisar de reposição dos diversos nutrientes e vitaminas que o organismo não absorve ou absorve parcialmente. Saiba mais sobra a importância da suplementação alimentar nesses casos!

suplementação pós cirurgia bariátrica

É importante lembrar que a suplementação não anula a necessidade de se manter hábitos alimentares saudáveis, FOTO: Shutterstock

Como suplementar?

De acordo com a ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), essas reposições serão para a vida toda e podem ser realizadas por meio dos polivitamínicos ou multivitaminas – suplementos que contém combinações de vitaminas e minerais, uma vez que entre as deficiências mais comuns em pacientes de cirurgia bariátrica estão as proteínas, ferro, cálcio, zinco, vitaminas do complexo B e vitamina D. É preciso ficar atento aos principais sintomas destas deficiências, que são queda de cabelo, unhas quebradiças, anemia, fraqueza, cansaço e pele ressecada. Além disso, vale ressaltar que a suplementação não anula a necessidade de se manter hábitos alimentares saudáveis, importante para prevenção destas deficiências nutricionais e para evitar a perda de massa muscular.

LEIA TAMBÉM