Supercombinações de alimentos para secar a barriga!

Invista nas supercombinações de alimentos para potencializar a absorção de nutrientes e conquistar um corpo mais saudável!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/09/2016 às 19:30
Atualizado às 12:37

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Perder peso pode ser quase impossível se você não tem uma alimentação balanceada. Por isso, as supercombinações de alimentos são boas opções para quem quer emagrecer. Além do que, um organismo com deficiência de nutrientes não desempenha bem suas funções, fica mais propenso ao desenvolvimento de doenças e emperra o emagrecimento. “O desequilíbrio alimentar acarreta em ganho de peso, doenças cardiovasculares, índice glicêmico alto (níveis de açúcar no sangue), mau funcionamento do intestino, entre outros malefícios. A dica mais importante para perder peso e ter uma alimentação saudável é, sem dúvida, a escolha inteligente dos alimentos”, declara a nutricionista Juliana Alves Costa.

supercombinações de alimentos, salmão, alho e laranja

Foto: iStock.com/Getty Images

Quais as melhores supercombinações de alimentos?

Para escolher bem o que vai comer e ainda aproveitar o máximo dos nutrientes, aposte em combinações poderosas: “Alguns alimentos, quando ingeridos junto com outros, podem ter seus efeitos potencializados, refletindo de forma benéfica no organismo. É o caso do abacate com a linhaça, da laranja com a castanha-do-pará, do peixe com o azeite e do arroz integral com o gergelim”, sugere a nutricionista. Confira todos os benefícios dessas supercombinações de alimentos:

Laranja + castanha-do-pará

A vitamina C, presente na laranja, é fundamental para a formação do colágeno, que ajuda a manter a firmeza da pele. Também melhora a absorção do cálcio, estimula a absorção do ferro no intestino e aumenta a resistência do organismo, ajudando a prevenir infecções e doenças como gripes e resfriados. “Os alimentos ricos em vitamina C têm sua absorção facilitada pelo consumo simultâneo de alimentos fontes de vitamina E, contida na castanha-do-pará”, explica a médica nutróloga e ortomolecular Tamara Mazaracki. Mas atenção! A vitamina C perde suas propriedades quando exposta ao calor e à luz.

Abacate + linhaça

O abacate contém vitamina E, gordura saudável e é um ótimo antioxidante. A linhaça também é fonte de ácidos graxos (ômegas 3 e 6), que protegem os vasos sanguíneos e ajudam a melhorar a nutrição da pele. Juntos, fornecem boas doses de fibras, proporcionando saciedade e evitando o acúmulo de gorduras. Consuma até 100g de abacate por dia.

Arroz integral + gergelim

O arroz integral é rico em vitamina E e D, vitaminas do grupo B, cálcio, fósforo e magnésio. Já o gergelim contém proteínas, cálcio e ferro. O cálcio age mantendo o metabolismo acelerado, o que ajuda na redução de medidas e na eliminação das gorduras. Para ser absorvido de forma eficiente, o cálcio depende da vitamina D, contida nos grãos integrais, e do magnésio. “A falta de cálcio diminui a eficiência do organismo, levando a uma aceleração do processo de envelhecimento”, revela Tamara.

Peixe + azeite

O peixe é uma ótima fonte de ferro, mineral responsável pela produção sanguínea e capaz de acabar com a anemia. Para intensificar os seus benefícios, combine-o com alimentos ricos em vitamina C, como a laranja, e vitamina E, como o azeite. Evite consumir fontes de cálcio (leite, queijos e derivados), bebidas com cafeína e chocolate junto com alimentos ricos em ferro, pois a absorção do mineral fica comprometida.

LEIA TAMBÉM

Texto: Fernanda Vasconcelos/Colaboradora | Consultoria: Juliana Alves Costa, nutricionista da NutraSaúde, do Rio de Janeiro (RJ),  (21) 7823-7557, www.nutrasaude.ntr.br; Tamara Mazaracki, médica ortomolecular da Clínica Slin, do Rio de Janeiro (RJ), (21) 2494-6808