Sucos poderosos: eles tiram a fome e turbinam a dieta! Veja receitas!

Nutricionista explica sobre como os sucos poderosos podem ajudar a reduzir o apetite, dá dicas e ainda ensina duas receitas de suco verde! Confira!

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 14/02/2017 às 18:43
Atualizado às 12:37

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A dieta faz parte da vida de muita gente e, independentemente do objetivo, deve conter alimentos saudáveis e que proporcionem benefícios ao organismo. Mas quem segue uma dieta restrita de emagrecimento, principalmente quem é iniciante no assunto, pode acabar enfrentando algumas complicações, como, por exemplo, não se sentir satisfeita com os alimentos recomendados pela nutricionista e acabar “escapando” do regime, ingerindo alimentos prejudiciais à saúde. No entanto, é possível apostar em sucos poderosos para reduzir o apetite e turbinar a dieta. Confira a matéria abaixo e saiba mais detalhes!

Sucos poderosos que saciam: aposte neles para turbinar a dieta!

sucos-coloridos-saude, sucos poderosos

Foto: Shutterstock

Os sucos poderosos que tiram a fome são uma mistura de ingredientes, que podem ser frutas, vegetais, ou uma combinação dos dois. Eles são poderosos justamente por conta disso: possuem uma combinação certa de nutrientes que ajudam na sensação de saciedade, além de ter uma composição favorável para a dieta.

Apesar de proporcionar diversos benefícios para o organismo, é complicado listá-los com precisão, já que as vantagens variam de acordo com os ingredientes usados em cada mistura. Uma receita preparada usando cenoura, beterraba, maçã, gengibre e limões, por exemplo, vai ajudar na prevenção de doenças como câncer, no fortalecimento dos pulmões, na melhora da digestão e ainda exercerá efeito detox no corpo.

É possível substituir refeições?

Apesar de ter como principal característica a redução o apetite, estes sucos não devem substituir refeições (especialmente quando se trata das principais, como almoço e jantar), mas, sim, complementá-las.

Não podemos substituir almoço ou jantar por sucos. As grandes refeições têm de existir no cardápio, pois oferecem os nutrientes essenciais de uma alimentação saudável e equilibrada“, orienta Karina Gouvêa, nutricionista pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Gama Filho (RJ) e pós-graduanda em Fitoterapia pela Faculdade Católica Salesiana de Vitória (ES).

De acordo com Karina, o horário mais indicado para a ingestão do suco é o café da manhã, que é a primeira e principal refeição do dia. Mas o lanche da tarde e a ceia também são horários favoráveis para consumir o líquido.

Se a pretensão for preparar uma receita no café da manhã, a nutricionista sugere um suco verde (receita no final da matéria) para substituir o leite ou o café e, como acompanhamento, uma ou duas fatias de pão integral com creme de ricota esquentados em um forno com um fio de azeite em cada fatia.

Atenção: o suco não pode ser armazenado, pois perderá suas propriedades nutricionais. Portanto, prepare a quantidade certa para beber imediatamente.

Recomendações para diabéticos

Quem sofre com a diabetes deve procurar um profissional especializado antes de consumir este tipo de receita, pois algumas frutas possuem um alto índice glicêmico, o que pode causar aumento dos níveis de açúcar no sangue, tendo como consequência alguns problemas mais sérios. Banana, mamão, ameixa-preta, caqui e manga são exemplos de frutas que devem ser consumidas com moderação ou evitadas por diabéticos.

Receitas de sucos poderosos que saciam a fome

Existem vários tipos de sucos que prometem reduzir o apetite: verde, roxo, amarelo, vermelho, branco e até mesmo alguns em que são misturadas raízes, hortaliças e tubérculos. “As combinações e os tipos das frutas são direcionados para o perfil de cada pessoa“, salienta Karina, que indicou duas receitas de suco verde para esta matéria. Confira abaixo:

1 – Suco tradicional verde

Copo suco verde couve, sucos poderosos

Foto: Shutterstock

Ingredientes:

  • 2 limões
  • 3 folhas de couve
  • 1 gengibre
  • ½ litro de água gelada

Modo de preparo:

Descasque os limões, corte em pedaços e leve-os ao liquidificador. Junte as folhas de couve bem lavadas e com o talo e acrescente. Coloque um pedaço do gengibre e complete com ½ litro de água gelada. Bata todos os ingredientes e depois coe, acrescentando adoçante a seu gosto. Sirva com muito gelo se achar necessário.

2 – Suco verde poderoso

Copo de suco verde para vegano, sucos poderosos

Foto: iStock/Getty Images

Ingredientes:

  • 200ml de água de coco
  • 2 folhas de couve
  • ½ maçã
  • 1 pedaço de gengibre
  • 1 maço pequeno de salsinha

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.

LEIA TAMBÉM: