ESTILO DE VIDA

Sucos naturais desincham e regulam o organismo

Intestino regulado, corpo sem inchaço e imunidade em dia tornam os sucos naturais aliados na promoção da saúde e da beleza

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/05/2016 às 10:20
Atualizado às 12:37

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os sucos naturais e preparados na hora oferecem as vitaminas e os minerais essenciais à saúde. Já o refrigerante, mesmo que light ou diet, além de não conceder benefício algum, pode contribuir para o ganho de peso devido à grande quantidade de açúcar e sódio. “As bebidas açucaradas estão no topo da lista de alimentos relacionados à epidemia de obesidade e suas consequências, como o diabetes”, alerta Amanda Epifânio, nutricionista do Centro Integrado de Terapia Nutricional, de São Paulo.

Para incentivar você a fazer essa troca com consciência, consultamos especialistas que listam o que há de melhor na bebida com vegetais!

Mulher saudável bebendo suco natural de laranja

Shutterstock

Fonte de fibras alimentares

Os sucos naturais são ricos em fibras alimentares que auxiliam no bom funcionamento do intestino, combatem o mau colesterol (LDL) e mandam a fome embora, podendo até substituir o café da manhã ou o lanche da tarde. “As fibras proporcionam saciedade e ativam o metabolismo, acelerando o trânsito intestinal, o que ajuda a eliminar metais pesados, gorduras saturadas e toxinas presentes no intestino grosso”, explica a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki, do Rio de Janeiro. Mas, para aproveitar o melhor dessas substâncias, o suco não deve ser coado e, na hora do preparo, deve-se usar o liquidificador em vez da centrífuga. Caso o líquido fique muito espesso, pode-se acrescentar um pouco de água ou cubos de gelo.

SAIBA MAIS

Receitas de suco verde que fazem sucesso entre as famosas
10 receitas de sucos para acabar com o inchaço
Sucos contra o estresse e depressão

Combatem o inchaço

Frutas, legumes e verduras são naturalmente ricos em água, facilitando o trabalho dos rins, que eliminam com mais eficiência o líquido retido pelo corpo, principal causador dos edemas. “Outro detalhe importante é que as hortaliças e frutas são ricas em dois sais minerais, magnésio e potássio, que ajudam a neutralizar a retenção hídrica causada pelo sódio”, complementa Mazaracki. Você pode ainda potencializar o efeito diurético substituindo a água por água de coco na hora de liquefazer o suco. “Ela hidrata, fornece eletrólitos e adoça a mistura com seu sabor delicioso”, indica a profissional.

Sucos

Shutterstock Images

Contém antioxidantes

Encontrados em sua grande maioria nos vegetais, os antioxidantes são capazes de bloquear os efeitos negativos dos radicais livres, que, em excesso, causam danos irreparáveis ao corpo. “Além disso, podem desequilibrar várias funções do organismo, inclusive o metabolismo de gorduras e demais nutrientes, bem como a sinalização de várias substâncias (como hormônios e neurotransmissores) envolvidas nesse processo e na modulação do apetite, o que pode contribuir para o ganho de peso e dificultar sua perda”, ressalta Neiva Souza, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional, de São Paulo. O corpo produz radicais livres como resultado de suas atividades metabólicas e também por fatores externos – como estresse, poluição e substâncias químicas presentes nos alimentos.

Regulam as atividades do corpo

Para ter uma alimentação eficiente, é preciso equilibrar a ingestão de três tipos de alimentos: energéticos, construtores e reguladores. Alterações do funcionamento intestinal, falta de memória, irritabilidade, falta ou excesso de apetite, entre outros problemas, geralmente é decorrente da falta de alimentos reguladores, que contém vitaminas, minerais, fibras e água, necessários para promover o bom funcionamento do organismo. Essa categoria está presente em sua grande maioria em frutas, hortaliças, verduras e legumes. Como o próprio nome já diz, têm a função de “regular” o organismo, deixando em ordem o nosso sistema imunológico, endócrino, nervoso e respiratório. Portanto, nada mais fácil do que juntar vários ingredientes em um copo de suco, ou variar a bebida no dia a dia, e manter o corpo funcionando direitinho.

Texto: Larissa Faria | Consultoria: Amanda Epifanio Pereira, nutricionista do Centro Integrado de Terapia Nutricional, especialista em Nutrição de Doenças Crônicas pelo Hospital Israelita Albert Eistein e em Transtornos Alimentares pela Unifesp, autora do blog Comer Sem Culpa; Neiva Souza, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional; Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular do Rio de Janeiro