ESTILO DE VIDA

Sucos: confira 5 mitos e verdades a respeito da bebida

Apesar de serem feitos a partir de frutas, existem algumas dúvidas a respeito dessa bebida tão saborosa. Que tal, então, sanar todas elas? Confira!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/10/2016 às 20:31
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Consumir sucos naturais é uma boa maneira de ingerir a quantidade de frutas recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas, apesar de serem feitos a partir de frutas, existem algumas dúvidas a respeito dessa bebida tão saborosa. Que tal, então, sanar todas elas?

Sucos, garrafa,copo, frutas, tábua, abacaxi, maçã, gengibre

Foto Shutterstock.com

1 – Sucos têm menos calorias do que a fruta?

Não. Por exemplo, 1 laranja com bagaço tem cerca de 60 calorias, já 1 copo do suco puro (250ml) da fruta tem quase 4 vezes esse valor, pois é preciso mais quantidade na hora do preparo. É como se, de uma só vez, você ingerisse várias unidades da fruta, e isso tende a comprometer a dieta.

2 – Trocar uma das refeições por suco ajuda a emagrecer?

Sim, mas tenha cuidado na hora do preparo. A combinação dos alimentos precisa ser rica em nutrientes, com a presença de todos os grupos alimentares. Um bom exemplo são as vitaminas, que misturam os benefícios das frutas, os minerais das folhas, as proteínas das castanhas, as fibras dos cereais, entre outras propriedades. Lembre-se de que sentir fome nunca é favorável ao emagrecimento.

3 – Beber suco durante as refeições dá barriga?

Não é bem assim que acontece. Ingerir bebida junto com a refeição tende a atrapalhar o processo digestivo, já que qualquer líquido dilui o suco gástrico e estimula a dilatação abdominal. Esse hábito acaba criando a ilusão de uma “barriguinha” saliente. Se não exagerar e beber, no máximo, 150ml de suco, não tem problema algum.

Leia também:

4 – Bater o suco no liquidificador destrói as fibras das frutas?

Sim. Por isso, vale a pena incrementar a receita com linhaça, aveia ou gérmen de trigo. Outra maneira de aproveitar o máximo das fibras é não coar o suco na hora de tomar.

5 – Sucos podem conter gordura?

Sim. Coco, abacate e açaí são exemplos de frutas que contêm gordura na sua composição. O consumo dessas delícias não está proibido, mesmo porque esse tipo de gordura faz bem ao organismo. No entanto, se consumida em excesso, faz o ponteiro da balança subir!