ESTILO DE VIDA

Saiba como o suco verde atua para beneficiar o organismo!

Ele ganhou o cardápio de quem busca manter a boa forma e preservar a saúde! Confira como o suco verde atua para melhorar o funcionamento do corpo!

None
FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/02/2017 às 07:49
Atualizado às 13:28

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Preparado com folhas verdes, frutas, legumes, raízes, brotos ou sementes, o sucoverde é excelente para desintoxicar, diminuir os inchaços e mandar para longe os tão incômodos quilinhos extras. Veja quais benefícios a bebida pode trazer e confira algumas dicas para colocar em prática na hora do preparo!

suco-verde-beneficios

FOTO: iStock.com/Getty Images

Funcionando direitinho

Por conter substâncias com ação antioxidante, o suco verde ativa e regula o sistema imunológico, acelera o metabolismo e contribui para o emagrecimento. “O suco de hortaliças e frutas ajuda a prevenir doenças como o câncer, gripes e resfriados, problemas pulmonares e cardiovasculares e, ainda, auxilia na recuperação mais rápida de quem tem algum problema de saúde”, acrescenta a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki.

Para consumir o suco verde, o melhor horário é de manhã, em jejum, assim, os nutrientes são rapidamente absorvidos

Efeito detox

frutas-diversas-detox

FOTO: Shutterstok.com

O suco verde é uma bebida considerada detox, pois é eficaz na limpeza do corpo, liberando toxinas acumuladas e melhorando o funcionamento do organismo como um todo. “Os alimentos detox apresentam propriedades que estimulam as vias de detoxificação, que consiste no processo realizado por um organismo visando a eliminação de determinadas toxinas, também conhecidas como xenobióticos. Nesse processo, tais substâncias, que não são passíveis de excreção, sofrem alterações na sua estrutura química que possibilita a sua eliminação do organismo por meio das fezes ou urina”, explica a nutricionista Karolinne Hartung Mingoti.

Combate o inchaço

Frutas, legumes e verduras são naturalmente ricos em água, o que facilita o trabalho dos rins, que eliminam com mais eficiência o líquido retido. Outro detalhe importante é que as hortaliças e frutas são ricas em dois sais minerais: magnésio e potássio, que ajudam a neutralizar a retenção hídrica causada pelo sódio.

Sem receita

O suco verde não tem um modelo único, podendo ser preparado de acordo com a disponibilidade de frutas e verduras que você possui em casa. E, para não enjoar, o ideal é variar. Mas não coloque muitos ingredientes no mesmo suco, pois assim ele pode se tornar muito calórico.

Quantidades adequadas

Folhas: o ideal é acrescentar no suco até dois tipos de folhas, que podem ser: couve, espinafre, agrião ou alface.

Frutas: duas variedades de frutas já são suficientes. A maçã é uma ótima opção, por ser rica em fibras, o que facilita o emagrecimento e conta com antioxidantes capazes de ajudar no combate contra tumores. Outra opção pode ser o morango. A fruta é pouco calórica e também antioxidante, dando um chega pra lá nos radicais livres.

Legumes: coloque na receita até duas variedades. Uma boa escolha é acrescentar a berinjela, já que esta é pobre em calorias e ainda ajuda a regular o intestino.

Raízes: não acrescente mais de uma variedade. Você pode optar pela beterraba ou cenoura, ambas ricas em vitamina C, ideal para quem quer emagrecer. Sementes: ingredientes como chia, linhaça ou quinoa são ótimas sugestões, pois são ricas em fibras, ingredientes que ajudam a manter a saciedade.

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Karolinne Hartung Mingoti, nutricionista; Tamara Mazaracki, nutróloga e média ortomolecular

LEIA TAMBÉM: