Suco, farinha, chá… Veja qual forma de consumir berinjela mais se encaixa na sua dieta

Está na busca pelo abdome chapado mas ainda tem algumas dúvidas sobre alimentação? Alguns ingredientes podem potencializar ainda mais a perda de peso. Por isso, trouxemos dicas de como consumir berinjela, esse ingrediente milagroso que vai secar as gorduras

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Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 20/03/2018 às 20:24
Atualizado às 12:35

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Ela é deliciosa, fácil de ser encontrada em supermercados e feiras livres, e é rica em potentes antioxidantes que atuam no organismo auxiliando na manutenção de suas funções e na prevenção de doenças. Além disso, ela é um legume recheado de fibras e tem pouquíssimas calorias, o que pode impulsionar seu processo de emagrecimento. Mas fica a dúvida: qual a melhor maneira de consumir berinjela? A nutricionista Carolina Paz explica o que há de melhor em cada versão!

Opte pela farinha

A farinha de berinjela é uma opção mais prática para os que preferem incluir o alimento no cardápio sem ter o trabalho diário de prepará-lo. “Essa versão concentra todos os benefícios do legume e possui a grande vantagem de poder ser adicionada a inúmeras receitas do dia a dia, como sucos, iogurtes e saladas, ou em substituição a farinhas menos nutritivas, como é o caso da farinha de trigo”, comenta Carolina. O ideal é usar 1 colher (sopa) de farinha de berinjela ao dia. Para fazer em casa é muito fácil: basta aquecer a berinjela por alguns minutos até que ela desidrate e em seguida bater no liquidificador, até virar um pó. Quem preferir comprar pronta pode encontrá-la em supermercados e lojas especializadas em produtos naturais.

Suco poderoso!

Pode não ser muito comum beber suco de berinjela, mas o que grande parte das pessoas não sabe é que essa bebida tem função diurética, o que facilita a eliminação da gordura corporal em excesso e ajuda o intestino a trabalhar melhor. “Além disso, o suco é bastante indicado para controlar os níveis de colesterol, pois nele utiliza-se o legume cru e com a casca, reunindo maior quantidade de fibras e antioxidantes”, pontua a nutricionista. Para prepará-lo, não tem segredo! Coloque 1/2 berinjela em cubos de molho na água durante a noite anterior ao preparo. Pela manhã, bata no liquidificador um copo (200ml) de água, a berinjela e suco puro de 2 laranjas. Depois é só beber, de preferência, sem adicionar açúcar e em jejum para garantir melhores resultados.

Várias formas de consumir berinjela

Existem outras formas práticas de adquirir os benefícios da berinjela sem ter o trabalho de prepará-la em diversas receitas: em forma de cápsulas e por meio do chá. “As cápsulas de extrato de berinjela em pó são suplementos alimentares indicados no tratamento do colesterol, aterosclerose, problemas no fígado e vias biliares, pois ajudam a diminuir a formação das placas de gordura no interior das artérias e a aumentar a secreção da bile”, ressalta a profissional. Elas podem ser facilmente encontradas em lojas de produtos naturais e em farmácias de manipulação. O chá de berinjela, por sua vez, é o aliado perfeito na busca pelo corpo dos sonhos devido a suas substâncias com ação anti-inflamatória, que atacam os desagradáveis furinhos da celulite e melhoram o aspecto da pele. É importante lembrar que, para ser bem sucedido, o consumo da berinjela deve estar aliado a um plano alimentar equilibrado, de preferência, orientado por um nutricionista, e a exercícios físicos. Nada de esperar milagres!

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Carolina Paz, nutricionista da Sports Nutrition Center (SNC), do Rio de Janeiro

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