Suco de batata: bebida poderosa contra doenças estomacais

Saiba como aproveitar ao máximo todos os benefícios desse legume amado e assíduo na mesa dos brasileiros. Conheça o suco de batata

None
Conheça alguns dos benefícios do suco de batata. FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 14/08/2017 às 17:00
Atualizado às 12:35

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O suco de batata é rico em vitaminas do complexo B, com destaque para a B6, importante para o sistema nervoso. “É necessária para a criação de aminas, um tipo de molécula de neurotransmissores utilizada para transmitir mensagens de um nervo para o outro. Um dos neurotransmissores que requer a vitamina B6 é a serotonina, cuja carência provoca sintomas como depressão, ansiedade, compulsão alimentar e alterações no sono”, explica a nutricionista Luana Vasconcelos.

Contribuindo para as defesas do organismo, a vitamina C acrescenta ainda mais propriedades à batata. “Outro micronutriente presente é o potássio, contribuindo assim para a regulação da pressão arterial e das contrações do músculo cardíaco”, ressalta a nutricionista Andréia João.

O alto teor de fibras presente no alimento faz com que seja um bom aliado contra a prisão de ventre, protegendo também contra o câncer de cólon, uma vez que as fibras aceleram o trânsito intestinal e evitam que substâncias tóxicas permaneçam no intestino. Para completar, estudos sugerem que a batata concentra quercetina, composto com potente ação antioxidante que pode inibir a formação de certos tipos de tumor.

Rica em fibras, a batata ajuda a regular o funcionamento do intestino.

Rica em fibras, a batata ajuda a regular o funcionamento do intestino. FOTO: Shutterstock

Aproveitando ao máximo

A melhor forma de absorver todos esses nutrientes é por meio do suco de batata, já que assim aproveita-se o legume em sua forma natural. A bebida tem o efeito de equilibrar o pH do estômago, evitando dessa forma a azia e queimações. Também combate os radicais livres, moléculas responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. E os benefícios não param por aí, não! A mistura é capaz de aliviar as dores causadas por úlceras e gastrite. Ajuda a tratar acne, enxaqueca, coceira e manchas na pele!

Como o sabor do suco de batata não é muito agradável, uma dica importante é consumi-lo batido com outros alimentos, como cenoura, limão, mamão, mel ou ervas, por exemplo, hortelã e sálvia.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Andréia João e Luana Vasconcelos, nutricionistas

LEIA TAMBÉM: