ESTILO DE VIDA

Trocas saudáveis: confira alguns substitutos ideais para o cardápio!

A tapioca no lugar do pão francês é só um exemplo de uma troca saudável. Existem muitas outras que podem ser feitas. Confira outras dicas!

None
Foto iStock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/09/2016 às 19:45
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Mudar a alimentação significa fazer algumas escolhas e, em outros momentos, algumas trocas. Aprenda com estas dicas a  como substituir alimentos prejudiciais por alimentos saudáveis!

tapioca sendo preparada

Foto iStock.com/Getty Images

Pão francês X tapioca

O clássico pãozinho francês pode dar lugar à queridinha do momento: a tapioca. As vantagens que resultam dessa substituição são inúmeras, a começar pelo valor calórico. “A tapioca é bem mais leve e tem metade das calorias do pão francês”, destaca a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki. Além disso, ela é livre de glúten, beneficiando a saúde dos portadores da doença celíaca, e é ideal para ser consumida pelos adeptos da musculação.

Refrigerante X Suco natural

Por que não deixar os refrigerantes de lado e apostar nos sucos naturais? Feitos a partir de ingredientes frescos e saudáveis, os sucos tornam-se ótimas opções para hidratar o organismo sem ingerir muitas calorias. Assim, o corpo é favorecido com a gama de nutrientes encontrados nos vegetais, além de ser possível inovar na hora de preparar sua bebida, misturando as mais diversas frutas com outros tipos de alimentos (como farinhas, legumes e sementes).

Chantilly X Iogurte

Muitas pessoas, quando querem dar um toque especial às preparações doces, acabam utilizando o chantilly. O grande problema é que esse alimento é composto por substâncias que fazem mal à saúde. Dessa forma, uma solução para não prejudicar a realização da sua receita é acrescentar iogurte em seu lugar. A qualidade nutricional fica elevada e o sabor não é afetado.

Garrafa de azeite, azeitonas, folhas

Foto Istock.com/Getty Images

Óleo X Azeite

Dê preferência ao óleo de azeite. Embora seja calórico, ele ganha em disparada quando o assunto é saúde. “Devido ao seu conteúdo de ácidos graxos monoinsaturados, que são gorduras de boa qualidade, atua como protetor do coração. O azeite também é rico em diversos compostos bioativos que apresentam atividade anti-inflamatória, antioxidante e na redução do colesterol ruim (LDL)”, explica a nutricionista Suzana Machado.

Cereais açucarados X Aveia

No café da manhã, muitas pessoas optam por comer cereais, mas as versões carregadas de açúcar fazem mal para a saúde e ajudam no ganho de peso. Por isso, uma boa ideia é apostar na aveia, que é rica nutricionalmente e não vem acompanhada de quantidades elevadas de açúcar.

Saiba mais:

Óleos na alimentação: 4 opções saudáveis para incluir no cardápio

Como cuidar da alimentação durante a gravidez

Dicas para começar uma alimentação vegetariana

Consultoria Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular; Suzana Machado, nutricionista