ESTILO DE VIDA

Substitutos do sal: confira alguns alimentos que possuem essa função!

Além de substituir o sal, algumas ervas, especiarias e frutas contribuem para a prevenção de várias doenças. Confira quem são os substitutos do sal!

None
Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/09/2016 às 23:19
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Existem diversas ervas, especiarias e frutas que se revelam verdadeiros curingas da culinária. Além de deixar as receitas ainda mais saborosas, os alimentos abaixo rendem benefícios à saúde e mantêm a pressão com os níveis controlados ao substituírem o sal.

Folhas de alecrim, verduras, faca

Foto Shutterstock.com

ALECRIM

O verdinho favorece os pulmões, afastando tosse, bronquite, resfriado e até asma. Vai bem com frango, peixes e outros frutos do mar. Também pode ser usado para aromatizar azeite e no preparo de legumes refogados.

LIMÃO

“É rico em vitaminas, minerais e óleos essenciais, que previnem o câncer, induzem à eliminação de toxinas no organismo e têm potente atividade antioxidante”, diz a nutricionista Barbara Sanches. Serve para temperar saladas, peixes, aves e legumes.

Limões, fatias de limão, hortelã

Shutterstock.com

HORTELÃ

Pessoas que sofrem com enxaqueca e sudorese excessiva devem evitar o consumo dessa planta. Em relação aos benefícios, vale destacar que a hortelã tem ação antisséptica, expectorante, antioxidante e antifúngica. Aposte na erva na hora de preparar molhos cremosos à base de iogurte, para regar carnes assadas e peixes grelhados e até para deixar as saladas mais refrescantes.

NOZ-MOSCADA

Levemente adocicada, a especiaria ganha pontos no preparo de molhos brancos e cremes doces. Ela também combina muito bem com peixes e purês, desde que moída na hora do preparo, pois dessa forma o sabor é melhor conservado.

PIMENTA VERMELHA

“É rica em capsaicina, um alcaloide com inúmeras propriedades medicinais. Tem ação digestiva, anticoagulante, anti-inflamatória, analgésica, anticancerígena e até emagrecedora”, lista a médica ortomolecular e nutróloga Tamara Mazaracki. Use a iguaria para temperar qualquer prato, inclusive os doces.

Leia também:

Consultoria Tamara Mazaracki, médica ortomolecular e nutróloga; Barbara Sanches,  nutricionista