Além de substituir o sal, algumas ervas, especiarias e frutas contribuem para a prevenção de várias doenças. Confira quem são os substitutos do sal!
por Redação Alto AstralPublicado em 16/09/2016 às 23:19 Atualizado às 20:57
Existem diversas ervas, especiarias e frutas que se revelam verdadeiros curingas da culinária. Além de deixar as receitas ainda mais saborosas, os alimentos abaixo rendem benefícios à saúde e mantêm a pressão com os níveis controlados ao substituírem o sal.
Foto Shutterstock.com
O verdinho favorece os pulmões, afastando tosse, bronquite, resfriado e até asma. Vai bem com frango, peixes e outros frutos do mar. Também pode ser usado para aromatizar azeite e no preparo de legumes refogados.
“É rico em vitaminas, minerais e óleos essenciais, que previnem o câncer, induzem à eliminação de toxinas no organismo e têm potente atividade antioxidante”, diz a nutricionista Barbara Sanches. Serve para temperar saladas, peixes, aves e legumes.
Shutterstock.com
Pessoas que sofrem com enxaqueca e sudorese excessiva devem evitar o consumo dessa planta. Em relação aos benefícios, vale destacar que a hortelã tem ação antisséptica, expectorante, antioxidante e antifúngica. Aposte na erva na hora de preparar molhos cremosos à base de iogurte, para regar carnes assadas e peixes grelhados e até para deixar as saladas mais refrescantes.
Levemente adocicada, a especiaria ganha pontos no preparo de molhos brancos e cremes doces. Ela também combina muito bem com peixes e purês, desde que moída na hora do preparo, pois dessa forma o sabor é melhor conservado.
“É rica em capsaicina, um alcaloide com inúmeras propriedades medicinais. Tem ação digestiva, anticoagulante, anti-inflamatória, analgésica, anticancerígena e até emagrecedora”, lista a médica ortomolecular e nutróloga Tamara Mazaracki. Use a iguaria para temperar qualquer prato, inclusive os doces.
Leia também:
Consultoria Tamara Mazaracki, médica ortomolecular e nutróloga; Barbara Sanches, nutricionista