As sopas são nutritivas e ajudam a emagrecer sem passar fome!

Além de leves e muito saborosas, as sopas são nutritivas e auxiliam no emagrecimento saudável. Conheça mais benefícios e saiba como prepará-las corretamente

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/08/2017 às 07:54
Atualizado às 10:56

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

As sopas são nutritivas e um curinga para quem está de dieta: são magrinhas e, se bem feitas, garantem todos os nutrientes necessários no mesmo prato. Por ser quente e rica em água, a sopa acelera a sensação de saciedade, porque sinaliza para o cérebro que uma refeição completa foi feita. E ela é mesmo! É só acrescentar ingredientes de baixo teor calórico como legumes e verduras, proteína para combater a fome como carne, frango, peixe ou ovo, e carboidrato complexo com alto teor de fibras como feijões, lentilha, arroz integral, aipim, inhame, milho, entre outros.

Benefícios

A sopa cremosa disfarça os vegetais e hortaliças, e essa é uma oportunidade para incluir verduras e legumes cozidos na refeição. Alguns legumes têm alto valor antioxidante quando estão crus, mas não são comestíveis in natura, sendo mais fácil cozinhar e batê-los no liquidificador. “Se acrescentarmos legumes como couve-flor, brócolis e cenoura, um pedaço de peito de frango desfiado e 2 colheres (sopa) de feijão ou lentilha ou quinoa, teremos um prato que vai saciar a fome e com poucas calorias, perfeito para o jantar”, orienta a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki.

Sopas são nutritivas e também podem ser detox!

Uma sopa de legumes ajuda a desintoxicar o organismo de alimentos pesados e excessos cometidos, principalmente em épocas de festas ou após o final de semana. E para promover a desintoxicação, a sopa deve ser leve, sem gordura, conter muitas folhas verdes (ricas em vitaminas, folatos, potássio e magnésio) e vegetais crucíferos, como repolho, couve-flor, brócolis, nabo, entre outros. Esses alimentos citados são ricos em antioxidantes como vitamina C e betacaroteno, e minerais como cálcio, ferro e potássio. Além de diuréticas, as sopas detox são de fácil digestão e têm ação reparadora e restauradora, estimulando o funcionamento do fígado e do pâncreas, que passam a eliminar as toxinas com maior eficiência. Para não errar na escolha dos alimentos, inclua couve, aipo, rúcula, agrião, espinafre, bertalha, alho-poró, brócolis, couve-flor, repolho, nabo, rabanete ou couve-de-bruxelas. Para temperar use cebola e alho, que são ricos em enxofre e eliminam as toxinas do corpo.

Texto: Júlia Prado | Consultoria: Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular, do Rio de Janeiro

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.