Sopão caseiro: veja os benefícios desse prato para o emagrecimento!

A versão atualizada do sopão caseiro tem mais sabor e benefícios: graças aos seus ingredientes, ficou fácil derrubar os ponteiros da balança!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 05/10/2016 às 19:28
Atualizado às 12:34

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O sopão caseiro, além de ser um prato completo e cheio de nutrientes, também faz milagres pela silhueta fininha. Conheça os benefícios de cada ingrediente presente na receita para o seu organismo e aprenda a preparar essa delícia saborosa e muito levinha!

Farinha de linhaça

É um ótimo ingrediente para ser usado no sopão caseiro. Isso porque é riquíssima em proteínas, ácidos graxos e fibras, e quando aliada à ingestão abundante de água, ajuda a combater inchaço, desconforto abdominal e prisão de ventre. Outro nutriente que merece destaque nesse alimento é a lignina, que favorece a redução do peso. “Estudos mostram que mulheres que ingerem mais essa substância possuem índice de massa corpórea (IMC) menor do que as que ingerem menos. Ela também ajuda a reduzir o apetite e as células gordurosas do organismo”, explica Ana Paula Murbach, nutricionista de Curitiba (PR).

Mulher experimentando sopão caseiro e à sua frente estão dispostos os ingredientes usados

Foto: iStock.com/Getty Images

Óleo de coco extravirgem

Considerado uma gordura do bem, é rico em ácidos graxos, que agem como um anti-inflamatório no organismo, fortalecendo o sistema imunológico. Além disso, tem propriedades antioxidantes, que previnem e combatem o envelhecimento precoce das células. Segundo a nutricionista Erika Almeida, de São Paulo (SP), o óleo de coco também turbina a perda de peso e combate o estoque de gordura no corpo. Pesquisas comprovam que a ingestão regular e moderada desse alimento é capaz de secar até 7 vezes mais medidas.

Gengibre para turbinar o sopão caseiro

Por suas propriedades termogênicas, esse alimento é responsável por acelerar o metabolismo e turbinar a queima calórica, favorecendo o emagrecimento. Isso acontece porque, quando consumimos um ingrediente termogênico, obrigamos nosso organismo a gastar mais energia durante o processo digestivo, ou seja, nossa temperatura corporal é elevada e, dessa forma, mais calorias são gastas. Para sentir seus poderes na luta contra o excesso de peso, consuma cerca de 2g de gengibre por dia, seja como tempero, na forma de chá ou batido junto com seu shake.

Novo sopão caseiro

Rendimento: 10 porções | Valor calórico: 95kcal/porção

Ingredientes:
*4 colheres (sopa) de oléo de coco
*1 cebola picada
*4 dentes de alho picados
*1 colher (sopa) de gengibre picado
*2 tomates maduros em cubos
*1 cenoura em cubos
*2 litros de água fervente
*1 abobrinha em cubos
*1 chuchu em cubos
*1 xícara (chá) de repolho em tiras
*1 xícara (chá) de folhas de espinafre
*1 xícara (chá) de couve em tiras
*Sal a gosto
*Farinha de linhaça a gosto para polvilhar

Modo de preparo
Em uma panela, aqueça o óleo, refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Junte o gengibre, o tomate e refogue por mais 2 minutos. Adicione a água, a abobrinha, o chuchu e deixe cozinhar até ficarem macios. Acrescente o repolho, deixe cozinhar por mais 2 minutos e desligue o fogo. Junte o espinafre, a couve, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos. Acerte o sal e sirva em seguida polvilhada com farinha de linhaça. Se desejar, sirva acompanhada de torrada ou pão integral.

Texto: Jacque Lopes | Consultoria: Ana Paula Murbach, nutricionista de Curitiba (PR); Erika Almeida, nutricionista e consultora da Copra Coco, de São Paulo (SP); Greice Caroline Baggio, nutricionista de Bento Gonçalves (RS) | Receita: Ângela Cardoso, nutricionista  de Bauru (SP)

LEIA TAMBÉM