Sopa de quinta-feira: proteica!

Proteínas são parceiras da silhueta fininha! Por isso, trouxemos uma receita leve e saborosa de sopa proteica que vai entrar para o cardápio diário.

None
Foto: Sunsinger/Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 21/07/2016 às 18:14
Atualizado às 12:34

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Além de essenciais ao organismo, as proteínas são capazes de fazer milagres por sua silhueta. Começando pelos hormônios, que precisam de proteínas para sua formação e têm forte relação com o peso corporal, como é o caso da insulina, que ajuda a regularizar a glicose do sangue, evitando o estoque de pneuzinhos; da tiroxina, que auxilia no controle do metabolismo e é responsável pelo gasto de calorias no repouso; e do glucagon, hormônio que estimula a quebra de gorduras. “A via de metabolização da proteína mobiliza mais energia, aumentando a taxa metabólica basal e mantendo a queima de calorias mesmo no repouso”, explica a nutricionista Flávia Melo Pontieri. Como a proteína demora mais para ser digerida, o tempo de saciedade também é maior. Além disso, ela não é armazenada sob a forma de gordura e seu consumo, aliado a atividades físicas regulares, favorece a construção da massa magra. Inclua na sua sopa proteica carnes, leguminosas e grãos integrais.

sopa proteica de ervilha

Foto: Sunsinger/Shutterstock.com

SAIBA MAIS

Sopa de segunda-feira: detox!

Sopa de terça-feira: termogênica!

Sopa de quarta-feira: maromba!

Receita de sopa proteica de ervilha light

Tempo de preparo: 50min
Rendimento: 4 porções
Ingredientes:
*1 xícara (chá) de ervilhas frescas
*2 xícaras (400ml) de água
*2 cebolas picadas
*2 tomates picados
*100g de carne moída
*1 colher (sopa) de óleo
*Sal e pimenta a gosto
*Salsa picada a gosto
Modo de preparo
Refogue a cebola e o tomate no óleo juntamente com a carne. Tempere com sal e pimenta a gosto. Em outra panela, cozinhe as ervilhas com 1 xícara (200ml) de água. Quando estiverem cozidas, acrescente o refogado com mais 1 xícara (200ml) de água. Deixe ferver por 15 minutos ou até o caldo engrossar bem e sirva ainda quente. Polvilhe salsa e sirva.

Consultoria: Flávia Melo Pontieri, nutricionista