Sopa fria: veja as vantagens e aposte em uma receita deliciosa

Em qualquer época do ano, variar tanto nos ingredientes quanto na temperatura pode ser a maneira certa de não enjoar. Confira as vantagens da sopa fria!

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/05/2017 às 17:58
Atualizado às 12:34

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quando falamos em sopa, logo vem à mente aquele prato fundo com um caldinho fumegante e delicioso para o inverno, não é mesmo? Como essa aliada da dieta não pode ficar de fora do cardápio também nas épocas quentes do ano, o jeito é apostar na versão gelada. Conheça a sopa fria a todos os seus benefícios!

Como fazer a sopa fria

O cientista biomédico Augusto Vinholis, autor do livro A Dieta Ideal – Longevidade Com Qualidade de Vida (Editora Kelps), ensina o truque: bata os vegetais no liquidificador e leve a mistura à geladeira. Depois de gelado, decore com salsinha e sirva. A carne pode ser consumida separadamente, de preferência, amornada.

Combinação poderosa

Apesar do nome gringo, o gaspacho é uma sopa fria perfeita para o verão brasileiro. E o melhor: é levinha e repleta de nutrientes, ideal para quem está em busca do emagrecimento saudável. Seus ingredientes principais são o tomate, o pepino e o pimentão, mas também é possível acrescentar outros vegetais no preparo. De origem espanhola, o prato tornou-se bastante conhecido também em Portugal, México e em vários países da América Central. Além de ser uma opção refrescante e nutritiva, essa combinação é aliada da barriga chapada. Segundo a chef Letícia Vilardo, coautora do livro Alimentos Funcionais (Editora Pandorga), o pepino ajuda a regular o nível de açúcar no sangue, cujo excesso é responsável pelas temidas gordurinhas na região do abdômen. E há outros benefícios: “Auxilia na digestão e tem poderoso efeito diurético, que reduz as toxinas no corpo. Fortalece fígado e rins, promovendo dissolução de cálculos renais. Aumenta a imunidade e ajuda a combater o crescimento tumoral”, lista a especialista. Já o pimentão é considerado termogênico, propriedade que acelera o gasto de calorias, além de ser rico em fibras, proteínas, vitaminas (A e C) e minerais (cálcio, ferro e fósforo); ele ainda é considerado anti-inflamatório, ajuda a proteger a mucosa gástrica, os vasos sanguíneos e favorece a cicatrização. O tomate, outro aliado, empresta sua cor e seus nutrientes ao preparo (vitaminas A e C, cálcio e ferro), ajuda a manter a fome sob controle e promove e desintoxicação do organismo, além de tornar a sopa mais saborosa. Confira a receita para incluir no seu dia a dia!

Receita de gaspacho

Tempo de preparo: 20min | Rendimento: 4 porções

Ingredientes:
• 2 dentes de alho
• 1 pepino sem semente
• 1/2 pimentão vermelho picado
• 1/2 cebola picada
• 2 latas de tomate sem pele escorrido
• 2 colheres (sopa) de azeite
• Sal e orégano a gosto
• 6 colheres (sopa) de vinagre de maçã
• 1 e 3/4 de xícara (chá) de água gelada

Modo de preparo
Corte os dentes de alho ao meio e retire o miolo. Bata no liquidificador por 3 minutos com o restante dos ingredientes. Sirva gelado.

Texto: Redação Alto Astral |  Consultoria: Augusto Vinholis, cientista biomédico e autor do livro A Dieta Ideal – Longevidade Com Qualidade de Vida (Editora Kelps); Letícia Vilardo, chef e coautora do livro Alimentos Funcionais (Editora Pandorga); Culinaristas: Ângela Cardoso e Fernando Santos 

LEIA TAMBÉM