Sopa emagrece: a versão caseira é deliciosa e super magrinha

Para diminuir os malefícios causados pelas famosas “sopas de saquinho”, a médica ortomolecular Tamara Mazaracki aconselha a acrescentar ingredientes frescos, como frango, carne moída, hortaliças cruas e legumes. Confira mais informações que provam que sopa emagrece!

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/04/2018 às 08:12
Atualizado às 12:34

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Apesar de serem mais práticas, as sopas prontas não são recomendadas por nutricionistas. Ainda que possuam baixo teor calórico, contêm muito sódio e glutamato de monossódio, substância que realça o sabor e gera efeitos prejudiciais ao organismo. “Elas também deixam a desejar por não possuírem quantidades significativas de proteínas, vitaminas e minerais, que são importantes para compor uma refeição balanceada”, explica a nutricionista Carolina Paz. Para diminuir os malefícios causados pelas famosas “sopas de saquinho”, a médica ortomolecular Tamara Mazaracki aconselha a acrescentar ingredientes frescos, como frango, carne moída, hortaliças cruas e legumes. Confira a seguir a alternativa que prova que sopa emagrece!

Sopas caseiras

Mesmo assim, a profissional alerta que elas devem ser evitadas e, sempre que possível, substituídas pelas receitas caseiras. Temperos Preparar sopas caseiras utilizando temperos prontos também não é aconselhável. Por isso, dê preferencia aos temperos feitos com alimentos saudáveis, como a cebolinha, que favorece a digestão, previne o inchaço abdominal, combate a ansiedade e, de acordo com a nutricionista Greice Caroline Baggio, também aumenta a resistência. Outra opção é o alecrim, que é analgésico, energé- tico e pode ser utilizado para má digestão, asma, tosse e reumatismo, como afirma o fitoterapeuta José Bassit. Manjericão, azeite, pimenta vermelha, pimenta-do-reino, gengibre e hortelã também são alternativas para temperar sua sopa. O melhor de tudo é que não levam sal e possuem efeito anti-inchaço.

Toda sopa emagrece?

De acordo com a nutricionista Carolina Paz, algumas sopas industrializadas chegam a conter mais de 30% das quantidades diárias de sódio recomendadas. Por isso, consuma o produto apenas em situações de “emergência”, quando não há outra opção. “Dilua a sopa com o dobro da quantidade de água recomendada, e tome somente metade. Para não ficar muito aguada, adicione 1 colher (sopa) de aveia ou quinoa em flocos. Tomate e cenoura em cubos também são ótimas opções. Mas não vale diluir e tomar tudo, pois a quantidade total de sódio será a mesma”, completa Carolina.

Texto: Ana Beatriz Casali/Colaboradora | Consutoria: Carolina Paz e Greice Caroline Baggio, nutricionistas; José Bassit, fitoterapeuta; Tamara Mazaracki, médica ortomolecular

LEIA TAMBÉM: