Sopa de domingo: bom humor com grão-de-bico!

Quentinha ou na versão gelada e refrescante, incluir sopa na dieta é garantia de sucesso! Confira a receita indicada para começar a semana com tudo!

None
Foto: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/07/2016 às 17:56
Atualizado às 12:34

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Fazer dieta não é nada fácil. Portanto, uma dose de bom humor é mais do que necessária, em especial no domingo! Para conquistá-la, você pode contar com a ajudinha de alimentos precursores da serotonina, hormônio que atua na sensação de prazer. A sopa de grão-de-bico está entre eles, pois o grão fornece vitamina B1 (tiamina) e B6 (piridoxina), que agem no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos. Além de ajudar no emagrecimento, sua ausência pode resultar em falta de energia e depressão. Possui ainda alto teor de fibras, indispensáveis para o funcionamento adequado do intestino, e é fonte de proteínas. Incluindo a sopa na sua refeição, mais do que garantir disposição para encarar o regime, você ganha em nutrientes e bem-estar.

sopa de grão de bico

Foto: Shutterstock Images

SAIBA MAIS

Famosas revelam receitas de sopas que emagrecem!

Gaspacho: caldo gelado que emagrece!

Confira diversos motivos para incluir sopas do cardápio!

Receita de sopa de grão-de-bico

Tempo de preparo: 1h (+12h de molho)
Rendimento: 8 porções
Ingredientes:
*3 xícaras (chá) de grão-de-bico
*3 colheres (sopa) de azeite
*1 cebola picada
*1 dente de alho amassado
*Sal e pimenta-do-reino a gosto
*1 litro de água para cozimento
*3 tomates sem sementes picados
*1 e 1/2 xícara (chá) de filé de pescada picado
*1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado
*Azeite a gosto para regar
Modo de preparo
Deixe o grão-de-bico de molho em água por 12 horas. Escorra e reserve. Em uma panela de pressão, aqueça o azeite em fogo médio e doure a cebola e o alho por 3 minutos. Adicione o grão-de-bico, o sal e a pimenta e refogue. Despeje a água, os tomates, tampe e cozinhe por 30 minutos, em fogo baixo após iniciada a pressão. Abra a panela de pressão, retire metade dos grãos e bata no liquidificador com 1/2 xícara (chá) do caldo. Retorne à panela de pressão, cozinhe por mais 20 minutos em fogo baixo, sem tampar a panela, mexendo de vez em quando. Adicione o filé de pescada, cozinhe por mais 10 minutos, polvilhe o cheiro-verde, desligue o fogo e sirva em seguida, regada com azeite.

Culinarista: Vanessa Figueiredo/Colaboradora