Sopa de sábado: berinjela!

A berinjela possui uma substância chamada saponina, que rompe as moléculas de gordura presentes no sangue e impede o organismo de absorvê-las.

None
Foto: Rodrigo Moreira - JOBZ Fotografia/Colaborador

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/07/2016 às 17:12
Atualizado às 12:34

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O poderoso legume atua no emagrecimento graças ao seu elevado teor de fibras, principalmente a pectina, responsável por prolongar a saciedade, favorecer o funcionamento intestinal e, no estômago, se ligar à gordura dos alimentos, fazendo com que ela seja eliminada pelas fezes. “Ela é baixa em calorias e sem gordura, tornando-se um complemento perfeito para qualquer dieta de emagrecimento”, afirma Tamara Mazaracki, médica nutróloga e ortomolecular. Por conter saponina, a berinjela ainda age como detergente no organismo, rompendo as moléculas de gordura presentes no sangue e impedindo que elas sejam absorvidas. Já a antocianina, um fitoquímico presente na casca da berinjela, atua reduzindo o colesterol ruim (LDL) no sangue. Quando preparada em sopas, seu efeito diurético se potencializa, diminuindo o inchaço causado pela retenção de líquidos.

sopa de berinjela e cenoura

Foto: Rodrigo Moreira – JOBZ Fotografia/Colaborador

SAIBA MAIS

Sopa de terça-feira: termogênica!

Sopa de quarta-feira: maromba!

Sopa de quinta-feira: proteica!

Receita de sopão de berinjela e cenoura

Tempo de preparo: 50min
Rendimento:4 porções
Ingredientes:
*1 berinjela grande sem casca picada
*Azeite para regar
*1 cenoura cozida
*2 tomates sem pele e sementes picados
*1 litro de caldo de legumes
*3 colheres (sopa) de azeite
*1 cebola picada
*2 dentes de alho picados
*Sal e cheiro-verde picado a gosto
Modo de preparo
Coloque a berinjela em uma fôrma, regue com azeite, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos. Retire do forno e bata no liquidificador com a cenoura, os tomates e o caldo de legumes. Reserve. Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Junte o creme do liquidificador e cozinhe por 5 minutos após levantar fervura. Tempere com sal e cheiro-verde, regue com azeite e sirva em seguida.

Consultoria: Tamara Mazaracki, médica nutróloga e ortomolecular