Connect with us

O que você está procurando?

Conseguir ter uma boa noite de sono é fundamental para começar o dia relaxado, com bastante disposição e cheio de saúde. Entenda mais sobre o assunto!
- Foto: Shutterstock

Descubra como o sono pode influenciar na imunidade

Conseguir ter uma boa noite de sono é fundamental para começar o dia relaxado, com bastante disposição e cheio de saúde. Entenda mais sobre o assunto!

Sabe quando uma pessoa vai deitar e fica rolando, sem conseguir dormir? Ou quando trabalha demais, deixando isso afetar o sono? Essas situações, quando ocorrem de maneira rotineira, podem causar exaustão, mau humor, estresse e até a queda da imunidade. Por isso, conseguir ter uma boa noite de sono é fundamental para começar o dia relaxado e bem-disposto e cheio de saúde.

mulher-dormindo-sono-cama-sorrindo

Foto: Shutterstock

 

A ciência não mente

Uma prova da importância de dormir bem é o estudo “Sono e imunidade: evidências em voluntários saudáveis e em modelo animal de transplante de pele”, realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com o Instituto do Sono.

Em uma primeira fase do projeto, os pesquisadores dividiram voluntários em três grupos monitorados: no primeiro, os participantes dormiram normalmente; no segundo, ficaram privados do sono por 48 horas (como acontece com quem trabalha em plantão noturno); no terceiro, houve por quatro dias seguidos privação seletiva, com a interrupção do sono na sua fase REM (aquela em que ocorrem os sonhos).

 

mulher-deitada-dormindo-cama-sono

Foto: iStock.com/Getty Images

Como era de se esperar, o primeiro grupo não teve alterações no seu perfil imunológico. Por outro lado, aqueles que foram totalmente privados de dormir mostraram uma elevação no número de leucócitos e linfócitos, células que reagem às infecções – os índices deles só vieram se normalizar de novo após três noites de recuperação. Por último, o grupo privado do sono REM mostrou deficiência da imunoglobulina A, presente na secreção de mucosas, que atuam como defesa do corpo contra agentes externos. A segunda fase do estudo, que envolveu enxertos de pele feitos em ratos sob privação de sono, também confirmou a piora na resposta imunológica do organismo.

 

Texto Paula Santana

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Se você sofre com algum problema estomacal, saiba que uma alternativa natural e saudável para esse problema são os diferentes tipos de chá. Experimente!

Estilo de vida

Mesmo com os sentimentos de culpa, associados ao estado pessimista, há uma luz no fim do túnel no combate à depressão. Saiba mais!

Estilo de vida

A seguir, você descobre os principais alimentos os seus nutrientes que vão te ajudar a manter a saúde do cérebro totalmente em dia!

Estilo de vida

Descrita pela primeira vez pelos gregos, a depressão não é necessariamente de todo mal: ela pode ser um sinal enviado pelo corpo de que algo não está certo

Estilo de vida

Artrose é o desgaste da cartilagem que nutre os ossos. Obesidade, fatores genéticos e idade são alguns dos fatores que causam o problema

Estilo de vida

Pode ser que muita gente se preocupe com a gordura localizada por questões de beleza, mas existem motivos reais para se preocuparem com ela. Confira!

Estilo de vida

Saiba como preparar a ração humana e conheça os benefícios desse pozinho rico em fibras que controla os níveis de açúcar e protege contra o colesterol alto

Estilo de vida

A tapioca não tem glúten é uma boa fonte de energia e pode ser associada a grãos e recheios proteicos. Saiba mais sobre os seus benefícios