Connect with us

O que você está procurando?

De acordo com uma pesquisa americana, pessoas que se sentem solitárias podem ter mais doenças. Entenda como a solidão pode afetar sua saúde:
- mulher deitada na cama triste, solidão

Solidão pode afetar sua saúde e facilitar doenças, segundo pesquisa

De acordo com uma pesquisa americana, pessoas que se sentem solitárias podem ter mais doenças. Entenda como a solidão pode afetar sua saúde:

Uma pesquisa publicada pela revista americana Health Psychology sugere que pessoas que se sentem solitárias podem ter uma tendência a ficar mais doentes. Os pesquisadores do estudo avaliaram o nível de solidão de 159 pessoas, entre 18 e 55 anos, assim como a quantidade de amigos que eles tinham em suas redes sociais. Depois, os voluntários receberam doses iguais de vírus de resfriado comum. Eles tiveram que ficar isolados por cinco dias para que os sintomas fossem analisados.

Mulher na cama coloca a mão sobre o rosto em uma expressão triste

Foto: Divulgação

De acordo com os estudos, todas as pessoas tiveram a mesma chance de ficar doentes, mas aquelas que disseram se sentir mais solitárias manifestaram sintomas mais graves do que as que não se sentiam sozinhas, como dor de garganta, espirro e coriza. Os resultados mostraram que os participantes mais solitários tinham até 39% mais probabilidade de ter os piores sintomas.

Os pesquisadores também ressaltaram que a quantidade de interações que as pessoas faziam nas redes sociais não impactou diretamente o resultado da pesquisa, o que pode significar que o próprio sentimento de solidão acaba afetando a saúde. “Você pode se sentir sozinho mesmo em uma sala cheia de pessoas”, explicou Angie LeRoy, uma das autoras e pesquisadora da Universidade de Houston e Universidade Rice, nos Estados Unidos, em entrevista para a revista Time. “Não importa com quantas pessoas você tem amizade em suas redes sociais. Se elas não são significativas em sua vida, não fará diferença”, completou.

mulher digitando celular smartphone android aplicativo google chrome

Foto: iStock.com

Os estudiosos também perceberam que a qualidade dos relacionamentos é mais importante do que a quantidade de amigos nas redes sociais. “Se você está tentando reverter esse sentimento, aumentar o número de contatos, por exemplo, não irá ajudar”, explicou à Julianne Holt-Lunstad, professora de psicologia e neurociência da Universidade Brigham Young, em entrevista à NPR.

Cada vez mais a sociedade médica vem enxergando a solidão como um fator de risco para a saúde. “Se sentir sozinho pode ter efeitos na saúde como um todo, até mesmo sobre algo tão simples como um resfriado“, explicou Angie.

LEIA TAMBÉM 

Advertisement

Estilo de vida

A chef Ana Spengler, da Fit Food, desenvolveu uma receita saudável e de fácil preparo: Salada de penne com berinjela, feta e tomates confit

Estilo de vida

Selecionamos uma deliciosa receita de peito de frango recheado com espinafre para você perder peso sem abrir mão do sabor!

Estilo de vida

A goji berry é uma opção muito saudável para incluir na alimentação. Mas você já sabe qual é a maneira correta de fazer isso? Confira!

Estilo de vida

Já sabemos sobre a importância de uma alimentação balanceada e rica em nutrientes. Saiba quais alimentos protegem o corpo do Alzheimer e previna-se!

Estilo de vida

A forma como organismo lida com uma doença pode ser influenciada pelo grau de solidão que o individuo sente. Veja o que diz um pesquisa sobre isso!

Estilo de vida

A dengue e a chikungunya trazem muitas consequências para o coração e isso é comprovado. Agora, alguns estudos tem investigado o zika vírus.

Estilo de vida

As crianças roncarem é normal, mas, em alguns casos, é importante os pais prestarem mais atenção. Entenda até que ponto o ronco é comum!

Estilo de vida

Quer perder medidas ou voltar a antiga silhueta? Seguindo um cardápio detox você desintoxica o organismo e desincha a barriga em apenas 7 dias!