Sódio em excesso: entenda os risco!

O sódio está presente, principalmente, no sal de cozinha e seu consumo deve ser feito de maneira moderada, pois o excesso causa problemas de saúde.

None
FOTO: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 26/07/2016 às 19:08
Atualizado às 21:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O sódio está presente no cardápio diário na forma de sal de cozinha, mas esse mineral também é encontrado em outros alimentos. Como acontece com muitos outros nutrientes, o excesso pode acarretar problemas de saúde. Por isso, é necessário consumi-lo com moderação.

O sódio é encontrado no sal de cozinha

FOTO: Shutterstock Images

Sódio: perigo à mesa

Como ele já está presente na maioria dos alimentos e o sal de cozinha é usado no preparo das refeições, é muito fácil consumir esse nutriente em excesso. Níveis altos do mineral no organismo podem causar hipertensão, derrame, problemas renais, sede intensa, confusão mental, fraqueza e até câncer de estômago.

SAIBA MAIS:

Tomate previne doenças e enriquece sua salada

Conheça o caminho para a alimentação saudável

Combata o câncer com hábitos alimentares saudáveis

Qual sua importância para a saúde?

Sendo um dos 22 minerais essenciais para o organismo, o sódio está presente em todos os tecidos e fluidos do corpo humano. Esse nutriente atua no controle de funções vitais, no equilíbrio de água e ácidos, na transmissão de impulsos nervosos e funcionamento adequado dos músculos.

Principais fontes

Esse mineral pode ser encontrado em vários alimentos, em menor ou maior quantidade. Carnes (bovina, suína e sardinha em conserva), feijão, alface, arroz, água de coco, macarrão e maçã são exemplos de ingredientes que apresentam o sódio em sua composição. Além deles, molhos prontos para salada, macarrão instantâneo e peito de peru também contêm a substância, porém, em excesso.

Texto  Raul Balieiro/Colaborador

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.