Connect with us

O que você está procurando?

Como fazer a socialização de cães da maneira correta? Aprenda aqui a deixar seu pet à vontade para interagir com outros animais!
- Aula em grupo é uma maneira de socializar os cães | FOTO: Shutterstock

Socialização de cães: aprenda a fazer da maneira correta!

Como fazer a socialização de cães da maneira correta? Aprenda aqui a deixar seu pet à vontade para interagir com outros animais!

A socialização de cães é um grande passo para quem busca o melhor para o seu animal de estimação. Para melhorar a obediência dos cães, resolver problemas comportamentais ou educá-los corretamente diante de determinadas  situações, o ideal é trabalhar na prevenção dos problemas. E uma das maneiras de agir neste sentido é socializando os cães. “A socialização é o que rege o bom convívio entre as pessoas e os cães”, explica Diogo Fontes, adestrador da Villa Canina, Hotel e Adestramento.

O que é a socialização de cães

A socialização de cães nada mais é do que apresentar para ao cão uma grande quantidade de estímulos, pessoas de diversos tamanhos, idades ou gêneros, outros animais e tudo o que for possível de diferentes experiências que podem voltar a estar presente em seu dia a dia. “Devemos ensiná-los a como se comportarem diante dos mais variados estímulos de forma segura e controlada”, afirma o adestrador. Essa experiência, feita aos poucos e com cuidado, faz com que o cão vá se acostumando com as diversas situações do cotidiano, se sentindo cada vez mais seguro e evitando possíveis problemas de comportamento no futuro. “A socialização deve ser feita com todos os tipos de raças, desde as maiores até as menores. E é importante que comece desde filhote. Isso vale a partir do momento em que o cão já tenha tomado todas as vacinas e já esteja apto a sair para passear. É nesse momento que ele já vai poder interagir com outros cães que já sejam sociáveis”, ressalta Fontes.

Aulas em grupo

Frequentar as aulas em grupo de educação e socialização de filhotes com instrutor capacitado é muito indicado, pois é o caminho mais rápido até o nível satisfatório de comportamento do animal. Através de tais aulas os tutores irão aprender a como procederem adequadamente com os seus cães. Mas é fundamental que o cão já tenha um nível de socialização inicial para que a aula transcorra sem o risco de brigas entre os animais. No caso de cães adolescentes ou adultos, o processo é mais demorado e possui limitações em grande parte dos casos, mas ainda assim é possível ensiná-los a se comportarem adequadamente.

Comece você mesma

A dica para começar a socializar o seu cão é, antes de tudo, conhecer a saúde do seu animal. Verifique se ele está com a carteira de vacinação atualizada. Em seguida, invista em passeios diários. Procure lugares calmos, ruas menos movimentadas, praças ou parques onde tenham outros cães já socializados e deixe que ele tenha um contato controlado com os outros animais. “Cerca de 90% dos problemas de comportamento dos cães podem ser revolvidos apenas com a socialização. O benefício não é só para o cachorro, mas também para o tutor, que terá um animal muito mais amigável em sua companhia”, destaca o adestrador.

LEIA TAMBÉM:

 

Advertisement

Estilo de vida

O veterinário Mário Marcondes separou algumas dicas simples de como manter seu pet seguro adotando algumas atitudes na rotina. Confira!

Estilo de vida

A desidratação infantil pode gerar quadros de saúde perigosos. Por isso, saiba a melhor maneira de prevenir e tratar esse problema

Geral

Sem ideias do que escrever nos cartões nesse final de ano? Inspire-se com frases para cartão de Natal e deixe a mensagem muito mais bonita!

Geral

Com certeza você já começou a pensar no que vai fazer com seu décimo terceiro, não é? Confira as dicas do que fazer para não torrar a grana de uma só vez!

Estilo de vida

Se você ainda tem dúvidas sobre ter um animalzinho em casa, esse oito motivos vão te convencer a adotar um agora mesmo. Confira!

Estilo de vida

Não sabe como presentear seu amigo secreto? Separamos algumas dicas de presente de amigo secreto com valores bem acessíveis para você escolher. Confira!

Geral

Hayley sofreu com estrias na gravidez em sua barriga, mas isso não abalou sua autoestima, e fez ainda com que ela se tornasse um exemplo de mãe!

Geral

A pedagoga Maria Irene Maluf elencou cinco situações em que a desobediência do seu filho pode passar dos limites e como lidar com ele nessas situações