ESTILO DE VIDA

Sobremesas: saiba como encontrar alternativas saudáveis!

Descubra como encontrar alternativas saudáveis para sobremesas! Se consumido em excesso, o açúcar eleva o risco de desenvolvimento de problemas de saúde!

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 20/12/2016 às 13:10
Atualizado às 16:25

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O açúcar, principal componente das sobremesas, tornou-se um dos grandes vilões da saúde. Além de não fornecer nenhum nutriente ao organismo, apenas calorias, se consumido em excesso, ele ainda eleva o risco de desenvolvimento de inúmeros problemas de saúde, tais como diabetes, obesidade, problemas cardiovasculares, entre outros.

sobremesa-bolo

Foto: Shutterstock.com

O que fazer?

É importante usar o bom senso na hora de consumir doces: pequenas quantidades em dias alternados, por exemplo.
O ideal é que os doces sejam consumidos logo após as principais refeições, almoço ou jantar. É que nesse momento, os níveis de glicose se encontram estáveis e o consumo da sobremesa não causará impacto significativo na produção de insulina, que dispara quando as taxas de açúcar no sangue se elevam de repente.

Por outro lado, quando você come um doce durante a tarde, por exemplo, muito tempo depois do almoço e sem ter ingerido nenhum outro alimento após essa refeição, a taxa de glicose se eleva bruscamente e o pâncreas entende que é preciso produzir insulina. Desregulado, ele pode parar de funcionar e comprometer a saúde do organismo.

sobremesas

Foto: iStock.com/Getty Images

Algumas alternativas para sobremesas

Se você não vive sem um doce, que tal optar por alimentos que não agridem tanto o seu organismo? Confira alguns:

  • Chocolate: opte pelo tipo meio amargo, em que a concentração de açúcar é bem menor.
  • Sorvete: dê preferência aos picolés de fruta. Ao contrário dos sorvetes de massa, com alto teor de gordura e açúcar, eles são menos calóricos.
  • Frutas em compotas: apesar de conterem açúcar, ainda concentram os nutrientes das frutas.

LEIA MAIS