ESTILO DE VIDA

Sistema digestivo: confira problemas causados pelas emoções

Sabe aquelas famosas dores de estômago? Então, elas podem estar relacionadas às emoções, pois o estado emocional pode influenciar o restante do corpo.

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/09/2016 às 20:16
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Em um momento de nervosismo, você já sentiu dor de estômago? Se sim, saiba que isso é comum, pois o estômago, assim como o intestino e esôfago são alguns dos órgãos que apresentam consequências negativas em decorrência dos problemas de ordem emocional, tais como estresse, depressão e ansiedade.

ilustração de um intestino

Foto Shutterstock.co

PRISÃO DE VENTRE

O problema, que afeta boa parte da população, ocorre quando o intestino não funciona da maneira correta, sendo possível que a pessoa esteja com constipação, um distúrbio que dificulta o ato de evacuar. Entretanto, é necessário levar em consideração que não existe um padrão certo para classificar a frequência considerada normal de funcionamento intestinal, a qual pode variar de três a 12 vezes por semana. Esse quadro torna-se grave quando o paciente precisa fazer muita força para evacuar e mesmo assim não consegue realizar a ação normalmente.

DIARREIA

O problema acontece quando a pessoa passa a evacuar mais do que o normal. Além disso, esse quadro faz com que as fezes percam sua consistência, tornando-se aguadas. Um dos principais agravantes dessa doença é quando o paciente fica desidratado, causando confusão mental e lábios rachados.

REFLUXO

Sabe aquela sensação de que a comida está voltando? Esse sintoma é chamado de refluxo gastroesofágico, o qual pode ocorrer devido à diminuição dos mecanismos de defesa do próprio organismo. De uma maneira simples, essa doença surge quando uma válvula existente entre o estômago e o esôfago apresenta uma falha, permitindo que o líquido ácido estomacal chegue a outros órgãos.

Saiba mais:

Você não precisa esperar a sede para beber água!

Mente e corpo: uma relação saudável!
Você sabe a importância de aproveitar todas as partes do abacaxi?