Reduza os incômodos da sinusite com remédios caseiros

O frio está chegando e, com ele, os possíveis sintomas da sinusite. Entenda o que é esse problema e alivie seus sintomas com a ajuda da produtos naturais.

None
Conheça o porque das dores na face e conte com a ajuda de produtos naturais para aliviar os seus sintomas.| Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/05/2017 às 13:01
Atualizado às 13:46

A sinusiteé uma inflamação que atinge os seios da face e que acontece quando o muco dessa região não é drenado. Ela causa muita irritação nessas regiões e pode ser resultado de diversos fatores como uma infecção viral (associada a gripes e resfriados), reações alérgicas, rinite ou desvio de septo, por exemplo.

Os principais sintomas são dor na face, obstrução nasal, coriza, febre, cansaço e perda de apetite. No entanto, a medicina divide a sinusite entre a aguda e a crônica. Em ambas, os sintomas são os mesmos, porém, na crônica, predomina a tosse sem febre. Já na aguda, as dores na face são mais perceptíveis.

O médico pode fazer o diagnóstico apenas pelo quadro clínico do paciente, porém, em casos graves, a tomografia computadorizada é mais indicada. Para tratar a sinusite, podem ser recomendados anti-inflamatórios, descongestionantes nasais e anti-alérgicos. Mas, atenção: não use nenhum tipo de remédio sem ter a orientação médica! Nesses momentos, usar remédios sem o aval de um especialista pode agravar a inflamação.

Como na sinusite a secreção acumulada fica impedida de sair, é importante que ela se dilua para ser eliminada. Para isso, você pode contar com as soluções de chás para inalação ou sucos expectorantes. Confira na galeria receitinhas caseiras como essas, que vão ajudar você a aliviar esse problema:

CONSULTORIA: Centro de Orientação em Rinite Alérgica (CORA)

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.