ESTILO DE VIDA

Sintomas da TPM: entenda o que acontece com o corpo nesses dias

Ter que lidar, todo mês, com os sintomas da TPM não é fácil. Compreender melhor como o corpo reage nesse período pode te ajudar a amenizá-los

None
Os sintomas da tpm podem atrapalhar o rendimento no trabalho e o relacionamento com pessoas próximas - Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/04/2017 às 12:01
Atualizado às 13:43

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A Tensão Pré-Menstrual já não é um mistério para grande parte da população – nem mesmo para os homens, que precisam entender e saber lidar com as mulheres nessa fase delicada. Dados do Ministério da Saúde apontam que 70% das brasileiras são acometidas pelos sintomas da TPM.

Além disso, qual mulher nunca ficou com os nervos à flor da pele, se desmanchou em lágrimas ou devorou chocolates e outras guloseimas nessa fase de altos e baixos tão repentinos? Contudo, o sistema que envolve a TPM é muito mais complexo do que algumas pessoas imaginam.

Quais alterações ocorrem na mente e no corpo das mulheres durante a TPM?

A redação Alto Astral conversou com quatro especialistas sobre como esse período acontece dentro do corpo da mulher. Juliana Lelis Spirandeli, ginecologista e obstetra especialista em fertilidade e reprodução assistida na Amato; Mara Diegoli, doutora em ginecologia, coordenadora do Primeiro Centro de Apoio à Mulher com TPM do Hospital das Clínicas de São Paulo; Thelma de Figueiredo, ginecologista e membro da Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig); e  Patrícia Arie, ginecologista e obstetra da Clínica Vivitá.

Essas especialistas forneceram informações e explicações vão ajudar você a entender esse processo.

É possível amenizar os sintomas da TPM?

Muitas mulheres sofrem física e psicologicamente durante a TPM, e se controlar nesse período pode parecer um bicho de sete cabeças para a maioria delas. No entanto, é possível manter os nervos no lugar com simples atitudes. Confira algumas dicas das especialistas:

Texto: Beatriz Reis e Vitor Manfio

LEIA MAIS:

TAGSTPM