Sementes são cheias de nutrientes e podem fazer muito para sua saúde

Sementes de quinoa, amendoim, girassol e abóbora são fontes de carboidratos complexos, mas além disso, elas apresentam benefícios diferentes

None
Foto: iStock

por Redação Alto Astral
Publicado em 13/12/2016 às 12:29
Atualizado às 12:56

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

As sementes são fontes de carboidratos complexos e vitaminas do complexo B, que atuam no sistema nervoso, imunológico, na formação de anticorpos e proteção das mucosas. Além de vitamina E, que combate os radicais livres que danificam as células e causam envelhecimento precoce. Minerais, como potássio, cálcio, ferro, magnésio e fósforo, também não ficam de fora e participam do processo de crescimento, formação de ossos e dentes e absorção de outros nutrientes. Confira outros benefícios dos grãos.

semente de girassol com fundo azul

Foto: iStock

Sementes de girassol

Os benefícios que trazem à saúde se refletem na beleza. Fontes de ácido linoleico e vitamina E, sementes de girassol fortalecem unhas, cabelos e aumentam a elasticidade da pele, o que ajuda a prevenir rugas. Além disso, têm gorduras poli-insaturadas – aquelas que protegem o coração –, minerais e vitaminas do complexo B, que combatem o estresse. Sua boa quantidade de fibras ainda regula o intestino e aumenta a sensação de saciedade, colaborando com a dieta.

Gergelim

Estudos científicos comprovaram seus benefícios: ativa o reflexo cerebral, fortalece a pele, previne desgaste ósseo e o acúmulo de colesterol nas artérias. “O gergelim fornece ácidos graxos mono e poli-insaturados, proteínas, cálcio, fibras, vitamina E e as do complexo B e minerais como ferro, fósforo, magnésio e manganês”, enumera a nutricionista Greice Caroline Baggio. E as boas ações das sementinhas não param por aí. “A farinha desengordurada de gergelim protege contra o diabetes e melhora o controle glicêmico em pacientes diabéticos hipertensos”, complementa a nutricionista.

Semente de abóbora

É a pedida ideal para quem quer elevar o astral. Isso porque é excelente fonte de triptofano, um aminoácido que age no sistema nervoso central, ativando o bem-estar. Enquanto isso, as fibras dão uma força pro intestino e o magnésio favorece o trabalho dos músculos. A semente de abóbora também tem tocoferol, uma vitamina que melhora a circulação e previne doenças cardiovasculares.

Amendoim

“Por ser rico em gordura monoinsaturada, combate o mau colesterol, diminuindo a incidência de problemas cardiovasculares. Por causa do ômega 6, que é precursor de substâncias envolvidas no sistema imunológico, o amendoim ajuda a manter as defesas do organismo”, explica a nutricionista Patrícia Fan. Ainda é rico em proteínas – base de formação de todas as células do corpo, portanto essencial para seu bom funcionamento – e potássio, que colabora com uma pressão sanguínea equilibrada. Além disso, as vitaminas E e B3 agem contra o envelhecimento precoce, deixando unha e pele mais bonitas; o ferro previne anemia e o magnésio ajuda os ossos a absorverem cálcio. Só é preciso ter moderação no consumo por conta das altas calorias.

Quinoa

Há quem a considere o alimento mais completo do mundo, por fornecer tantos nutrientes. “A quinoa é fonte importante de proteínas de alto valor biológico e possui baixa concentração de carboidratos e gorduras. Entre as vitaminas, encontramos a C, E e as do complexo B, além de boa concentração de ferro, fósforo e cálcio”, descreve a nutricionista Natália Bisconti. Por ter uma substância chamada lisina, a quinoa aumenta a absorção de cálcio pelo organismo, prevenindo osteoporose. Seus outros minerais ainda favorecem o sistema nervoso central, melhorando a memória e o aprendizado e recuperando tecidos por oxigenar melhor os músculos. Por fim, a quinoa é excelente fonte de fibras, que regulam o funcionamento intestinal, dão sensação de saciedade e controlam os níveis de glicose no sangue.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Alto Astral

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.