3 sementes que ajudam a combater o diabetes e proteger o organismo

Você sabia que o consumo alimentos naturais - sobretudo os integrais - é muito importante no cardápio dos diabéticos, como aliados dos pacientes? Confira!

None
FOTO: Istock.com/GettyImages

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/11/2016 às 13:29
Atualizado às 12:50

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Muito se sabe sobre o consumo alimentos naturais – sobretudo os integrais – no cardápio dos diabéticos, como aliados dos pacientes. Mas o que é pouco conhecido é que a ingestão de algumas sementes e grãos no dia a dia pode trazer uma série de benefícios para o organismo. “Na íntegra ou trituradas, as sementes podem ser usadas no preparo de carnes (vermelhas, de frango ou de peixe), pães, nas conservas e como ingredientes de inúmeras receitas e temperos que dão sabor e qualidade aos alimentos”, afirma a nutricionista Greice Caroline Baggio. Veja agora alguns ingredientes que podem enriquecer ainda mais a sua rotina!

sementes-saude-alimentacao

FOTO: Istock.com/GettyImages

1- Quinoa

Com alto valor nutricional, a quinoa é rica em antioxidantes, que desempenham um papel importante na redução da inflamação e protegem as células contra danos. “Seu maior benefício é que ela apresenta maiores teores de fibras e proteínas, quando comparada a outros grãos e leguminosas. Além disso, a quinoa apresenta teor mais elevado dos aminoácidos essenciais (lisina e metionina), assim é um grão mais completo do ponto de vista nutricional, mas, de acordo com pesquisas, o ideal é consumi-lo cozido”, afirma a nutricionista Mônica Ribeiro.

2- Aveia

Bastante popular, a aveia continua sendo um alimento básico em muitas refeições, como acompanhamento e até refeição no café da manhã. É conhecida, principalmente, por sua capacidade de reduzir os níveis de colesterol e promover a saúde cardiovascular, mas também dispõe de muitos outros benefícios à saúde. “A aveia ainda ajuda na melhoria da prisão de ventre, que é um fator de risco para o câncer de intestino. É um cereal energético, famoso por aumentar a resistência física. Por ser hipoglicemiante, auxilia na regularização da taxa glicêmica (açúcar no sangue), sendo especialmente recomendada aos diabéticos”, conclui a nutricionista Carolina Marques.

sementes-saude-alimentacao

FOTO: Shutterstock

3- Linhaça

Se você deseja prevenir o diabetes, a linhaça na alimentação diária é uma alternativa natural. Para começar, acrescente, aos poucos, aos preparos (como sucos), mas lembre-se de ingerir bastante água! “A linhaça é ótima para o controle do diabetes, colesterol e hipertensão, pois contém ômega-3, um nutriente anti-inflamatório”, complementa a nutricionista Fernanda Granja.

Consultoria: Carolina Marques, Flávia Morais, Fernanda Granja, Greice Caroline Baggio e Mônica Ribeiro, nutricionistas

LEIA TAMBÉM