3 segredos para ter uma vida saudável e manter a forma

O ganho de peso é um desequilíbrio hormonal e não calórico. Então, conheça 3 segredos para ter uma vida saudável e manter a forma.

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 20/01/2017 às 12:16
Atualizado às 13:11

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Muitas pessoas acreditam que, para ter uma vida saudável, devem se alimentar de principalmente carboidratos em um tempo máximo de 3 em 3 horas. Porém, recentemente, muitos estudos têm comprovado que essa teoria está ultrapassada. Rodrigo Polesso, que é criador do programa Código Emagrecer de Vez, reforça a ideia de que as pessoas não precisam se forçar a se alimentar periodicamente quando não têm fome, priorizando a qualidade dos alimentos ao invés da quantidade. “O ganho de peso é um desequilíbrio hormonal e não calórico, portanto a qualidade do que se come é mais importante do que a quantidade”, ressalta o especialista. Então, conheça 3 segredos para ter uma vida saudável e manter a forma.

carrinho mercado compras legumes verduras frutas saudavel

Foto: iStock.com/Getty Images

1. Escolha seus alimentos de forma inteligente

O especialista sugere que as pessoas pensem no alimento como informação que o organismo absorve ou ingredientes que são colocados no corpo, como os tijolos de uma construção. “Se você tiver isso como mentalidade, conseguirá tranquilamente seguir esse passo”, revela. Polesso explica ainda que as pessoas devem priorizar os alimentos que têm maior densidade de nutrientes em sua composição, mas lembra que as pessoas também podem se permitir alguns prazeres de baixa densidade nutricional, desde que eles não substituam alimentos nutricionalmente mais densos.

2. Faça exercícios de alta intensidade (mas não necessariamente no início)

Rodrigo ecoa o que o respeitado médico canadense Dr. Jason Fung diz ao contar que 90% do emagrecimento vem da alimentação e somente 10% dos exercícios, logo, o foco principal de quem quer emagrecer precisa ser na correção dos hábitos alimentares. Ao se regularizar a alimentação, muitos começam a ter uma disposição e energia extra, sentindo vontade de se exercitar, contribuindo para a vida saudável. “Além disso, muitos acreditam que as pessoas devem fazer um exercício aeróbico crônico 5 vezes por semana, pelo menos 1 hora por dia, para perder peso, quando na verdade existem exercícios de curta duração que são menos chatos e ocupam menos tempo”, ressalta Polesso.

mulher correndo esteira exercicio fisico vida saudavel

Foto: Shutterstock

3. Reduza os carboidratos refinados e processados

Rodrigo explica que os carboidratos que são os mais insulinogênicos e completamente desnecessários para o nosso corpo, como farinhas mesmo integrais, pão, açúcares de qualquer tipo e sobremesas, jogam um monte de glicose no sangue, e isso estimula rapidamente a insulina. “Você tem um pico de insulina no sangue e a repetição disso ao longo do tempo pode levar a uma resistência à insulina, o que é basicamente diabetes tipo 2 em seu estado mais grave”, ressalta. O especialista destaca que as pessoas não devem odiar a insulina, afinal é um hormônio fundamental para o corpo no armazenamento de energia. “Alimentos de verdade estimulam corretamente a insulina e permitem com que ela faça seu trabalho normalmente, o que não acontece com alimentos super processados e refinados, os quais, super estimulam este hormônio a ponto de danos ao organismo”, ressalta.

Consultoria Rodrigo Polesso, criador do programa Código Emagrecer de Vez

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.