ESTILO DE VIDA

Sedentarismo: + de 45% dos brasileiros convivem com o problema

Um estudo recente mostrou que 45,9% dos brasileiros não praticam nenhuma atividade física, ou seja, convivem diretamente com o sedentarismo

None
FOTO: Istock.com/GettyImages

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/09/2016 às 18:45
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Infelizmente, o sedentarismo ainda está presente na vida de muitos brasileiros. Uma pesquisa do Ministério do Esporte, realizada com 8.902 pessoas entre 14 e 75 anos, apontou que 45,9% da população do Brasil não pratica nenhuma atividade física.

Outro dado da pesquisa foi que, quanto mais velho o entrevistado, maior a chance de ele ser sedentário: até os 19 anos, 32% dos pesquisados não se exercitavam, e o número chega a quase 65% quando eles têm entre 65 e 74 anos de idade. Para 27% deles, o motivo para a inatividade é a falta de tempo; 5% culpam a falta de dinheiro e 12% afirmam não gostar de exercícios.

Apesar disso, apenas 16% disseram não conhecer os riscos de levar uma vida sedentária. Doenças cardíacas, obesidade, fraqueza muscular e doenças reumáticas são apenas alguns dos associados ao sedentarismo.

sedentarismo-pesquisa-exercicios

FOTO: Istock.com/GettyImages

Saiba mais!

Ser sedentário pode matar mais do que ser obeso, diz estudo

Dicas incríveis para aumentar a disposição

Conheça alguns tipos de dança para espantar a preguiça e ganhar saúde!

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 minutos de exercícios por semana. Quem não quer gastar com exercícios pode apostar em atividades ao ar livre, como caminhada, corrida e bicicleta!