Concentração: como ficar longe das distrações?

Nos dias de hoje, vivemos sob pressão de diversos afazeres. Isso ocasionou no costume de realizarmos o maior número possível de atividades com perfeição e no menor tempo possível, especialmente se isso estiver relacionado com uma rotina sem pausas.

No entanto, a luta para se concentrar está longe de ser um problema específico da modernidade ou de uma determinada faixa etária. “A verdade é que tudo que está à nossa volta serve para nos distrair. O que ocorre é que o cérebro elege o que desejamos dar maior foco, ou seja, é necessário darmos atenção ao foco que determinarmos como sendo prioridade”, afirma Cleunice Menezes, psicóloga e psicanalista.

homem em concentração.jpg

FOTO: Shutterstock Images

Entre os elementos que podem contribuir nocivamente para a concentração estão uso e abuso de álcool e drogas, distúrbios do sono, cansaço físico, estresse e barulhos intensos.

No entanto, os especialistas afirmam que os fatores emocionais colaboram, também, para a concentração. “O poder de concentração depende das condições biológicas, físicas, do bem-estar, e principalmente do que está acontecendo na vida do indivíduo, ou seja, das condições emocionais”, destaca a psicóloga.

Dicas para aumentar a concentração

De acordo com o psicólogo Thiago Sant’Anna, a concentração é “uma habilidade treinável”. Por isso, aproveite as dicas abaixo e confira como melhorar seu nível de atenção.

• Prefira ambientes tranquilos
Dê preferência a locais sem distrações ou muito barulho ao realizar suas atividades.

• Descanse
O cansaço está presente entre os elementos que causam a distração; por isso, ter boas noites de sono é fundamental para quem deseja se concentrar.

• Mantenha a calma
É importante controlar a ansiedade para o foco no que deve ser feito.

• Pratique atividades que você goste
É muito mais fácil se concentrar em atividades que nos agradam do que quando há apenas obrigação. Comece por tarefas que exigem concentração e lhe agradem (culinária, meditação, leitura, etc).

• Organize-se
Mantenha o local de trabalho ou estudo sempre arrumado e limpo, pois o cérebro se espelha no ambiente externo.

 

Saiba mais

Cérebro nota 10: andar de moto pode turbinar memória e concentração

Concentração: saiba mais sobre essa habilidade

 

Texto: Jéssica Pirazza/Colaboradora – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Entrevistas: Andrey Seisdedos, Giovane Rocha e Vitor Manfio/Colaboradores

Consultorias: Cleunice Menezes, psicóloga e psicanalista; Thiago Sant’Anna, psicólogo