Saúde do homem: veja quais são as principais doenças que acometem o público masculino!

Para colaborar com a conscientização da saúde do homem, você confere os principais problemas que afetam seu bem-estar e qualidade de vida!

None
Infelizmente ainda existe muito preconceito a cerca da saúde do homem FOTO: shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/07/2017 às 10:00
Atualizado às 12:17

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O dia do homem (15 de julho) é uma boa data para reforçar a importância dos cuidados com a saúde desse público. Aliás, a saúde masculina gera muitos debates, já que pesquisas apontam que eles se preocupam menos com a qualidade de vida e bem-estar do que as mulheres, frequentam menos o médico e morrem mais cedo que elas (dados do Ministério da Saúde mostram que os homens brasileiros vivem, em média, 7,2 anos a menos que as mulheres). A preocupação do público masculino com a saúde até melhorou nos últimos anos,  porém as idas ao médico não são regulares e eles desconhecem informações a cerca de uma vida saudável.

homem correndo

Apesar deles terem aprendido a se cuidar melhor, os dados ainda mostram que a saúde do homem merece atenção. FOTO: pixabay.com

Aproveitando esse dia, é importante falar das doenças que mais atingem o sexo masculino. De acordo com especialistas, para ter mais qualidade de vida, o homem precisa de dedicação. “A prática de esportes, exercícios físicos, acompanhamento de um nutricionista e visitas regulares ao médico para solicitação de exames são ações que previnem inúmeras doenças”, explica o cardiologista Anis Mitri. O diagnóstico precoce das doenças aumenta as chances de cura, inclusive do câncer da próstata. O clínico geral dá algumas dicas que auxiliam na prevenção das principais doenças que atingem os homens. Confira:

homem com as mãos no peito

60% das vítimas de doenças cardiovasculares  são homens e com média de  idade de 56 anos. FOTO: shutterstock.com

Doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o coração e artérias como infarto e acidente cerebral vascular (AVC) e também arritmias cardíacas, isquemias ou anginas. A principal característica das doenças cardiovasculares é a presença da aterosclerose, acúmulo de placas de gorduras nas artérias ao longo dos anos que impede a passagem do sangue. “Consultas regulares para controle de peso, medição de pressão arterial e até mesmo orientação com um especialista em nutrição são atitudes que previnem e controlam doenças”, acrescenta Anis Mitri.

homem medindo a circunferência da barriga

O número de homens obesos no Brasil só tem crescido. FOTO: shutterstock.com

Obesidade e diabetes

De acordo com dados da OMS – Organização Mundial da Saúde, o percentual de homens obesos no Brasil é maior que 15%. Nos últimos cinco anos, nas principais capitais brasileiras, a porcentagem de homens acima do peso passou de 11,4% para 14.4%. O aumento de peso está ligado a vários fatores como sociais, culturais e genéticos. “Pessoas acima do peso ficam vulneráveis a várias complicações como diabetes, doenças cardiovasculares, infarto do miocárdio, hipertensão e até infertilidade”, finaliza Anis.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é o de maior incidência em homens e cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em pessoas com mais de 65 anos de idade. De acordo com especialistas, para a prevenção o ideal é ter uma alimentação saudável com menos gordura, principalmente de origem animal. O exame preventivo deve ser feito a partir dos 40 anos de idade. Os exames são o digital da próstata, ecografia, toque retal (para indivíduos com alto risco de câncer) ou de sangue.