Connect with us

O que você está procurando?

Saiba quais são os nutrientes indispensáveis em uma refeição para turbinar a saúde do cérebro e o bem-estar do organismo.
- Foto: iStock.com/Getty Images

Saúde do cérebro: saiba quais nutrientes são indispensáveis

Saiba quais são os nutrientes indispensáveis em uma refeição para turbinar a saúde do cérebro e o bem-estar do organismo.

Para favorecer a saúde do cérebro e adiar alguns problema inevitáveis, como as doenças degenerativas, existem elementos que, quando aliados a uma alimentação equilibrada, fazem das refeições uma verdadeira garantia de bem-estar. Confira quais são seus benefícios desses alimentos para o cérebro!

Ômega-3

Prato salmao tomate salada

Foto: iStock.com/Getty Images

A gordura mais importante para o desempenho cerebral tem um nome complicado, o ácido graxo docosahexaenoico (DHA), melhor conhecida como ômega-3. Mesmo com esse nome, essa fonte de saúde é muito fácil de ser encontrada.
Lista de compras: Peixes de águas frias (salmão, atum, sardinha, cavala), chia, linhaça, azeite, abacate e macadâmia.

Aminoácidos

O cérebro precisa desses elementos para produzir neurotransmissores.
Lista de compras: Carne em geral, ovos, laticínios e feijões.

Zinco

Melhora a capacidade cognitiva e facilita a organização dos pensamentos.
Lista de compras: Frutos do mar (como ostras), sementes oleaginosas (de abóbora e girassol), miúdos, peru, cogumelos, ovos, gérmen de trigo, levedo de cerveja, grãos integrais, amendoim e leite.

Selênio

Estudos comprovam que quando esse mineral está em falta no organismo, é possível perceber uma redução na capacidade cognitiva, principalmente em idosos.
Lista de compras: Castanha-do-pará, carnes em geral (incluindo sardinhas), frutos do mar, ovos, cereais integrais; semente de girassol e castanha de caju.

Ácido fólico

Atua no desenvolvimento do sistema nervoso do feto.
Lista de compras: Miúdos (fígado, moela e coração), feijão e vegetais com folhas verdes como o espinafre.

Vitamina C

Mesa copo suco laranja para o cérebro

Foto: Shutterstock

Quem tem uma boa ingestão de frutas ricas em elementos antioxidantes, como a vitamina C, preserva a memória por mais tempo.
Lista de compras: Laranja, limão, acerola, tangerina, melão, morango, maracujá, framboesa, mirtilo, goiaba, kiwi, abacaxi, tomate, brócolis, pimentão, broto de alfafa e pepino.

Tirosina

Esses elementos podem ser classificados como combustíveis do cérebro.
Lista de compras: Carnes, frutos do mar e tofu.

Triptofano

É responsável pela produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.
Lista de compras: Leite, iogurte, queijos, arroz, pães, batata, soja, nozes, feijão, lentilha e castanhas.

 

Texto: Vivian Garcia

Consultoria: Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular; Ana Rosa Costa, nutricionista; Elodia Avila, cirurgiã plástica

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Investir em eventos bem organizados é garantia de que eles trarão os frutos esperados. Cursos a distância podem colaborar com esse processo. Confira!

Estilo de vida

Seja para fins profissionais ou por lazer, os cursos online de decoração são uma boa pedida para quem se interessa pelo assunto.

Estilo de vida

Muita gente sonha em partir para o empreendedorismo, mas os riscos de investir sempre dificultam as coisas. Confira alguns cursos online que podem ajudar!

Estilo de vida

Você comprou um novo cachorro? Trouxe o namorado(a) para casa? Um amigo(a)? Será que essas atitudes podem desencadear ciúmes nos cães? Descubra!

Estilo de vida

Os cães experimentam o mundo de um modo diferente dos humanos, pelo olfato. Até mesmo o ditado muda nessas horas: o que os olhos não veem, o focinho sente!

Estilo de vida

Buscando inspiração para decorar o quarto das crianças? Confira dois projetos para ajudar a deixar o dormitório dos pequenos lindo e funcional!

Estilo de vida

Confira algumas dicas e truques infalíveis para não decorar e organizar o seu primeiro apê com muita beleza, funcionalidade e personalidade!

Entretenimento

Nascido no bairro do Harlem, Frank Lucas deixou a profissão de motorista para elaborar uma das maiores redes de tráfico de heroína que o mundo já viu