Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
No período da gravidez é importante que a mulher também frequente o dentista, assim como outros médicos. Afinal, ela merece cuidados em todos aspectos.
- Foto: Shutterstock

A saúde bucal merece atenção especial durante a gravidez

No período da gravidez é importante que a mulher também frequente o dentista, assim como outros médicos. Afinal, ela merece cuidados em todos aspectos.

[PAGE TITLE]

Pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) acompanharam a rotina de 88 gestantes e descobriram que 83% delas apresentaram algum problema periodontal, como inflamações ou infecções na gengiva. “Isso ocorre porque a mulher está com uma maior produção de hormônio, o que contribui para a entrada de bactérias na gengiva”, explica a dentista Rosane Menezes Faria. Abaixo, a dentista elenca cinco dicas para não ter complicações odontológicas na gravidez. Confira:

 

barriga de grávida

A preocupação da gestação deve ser com todo o corpo Foto: Shutterstock

1. Ida ao dentista

Para começar, quando se planeja uma gravidez, a ida ao dentista deve ser tão importante quanto a ida aos médicos. Uma análise completa da boca e tratamentos realizados antes da gestação pode evitar complicações durante os nove meses e posteriormente.

2. Hidratação

A boca ressecada é um sintoma comum entre as gestantes, por isso, manter-se hidratado e praticando a escovação 3 vezes ao dia pode ser ideal para evitar a infecção bucal. Mascar gomas sem açúcar também pode ajudar na produção da saliva.

 

mulher colocando água no copo

Toma bastante água evita a boca ressecada e previne infecções Foto Istock.com/getty images

3. Erosão

Os vômitos, principalmente se ocorrerem em excesso, fazem com que o ácido do estômago entre em contato com os dentes e gengivas, também causando problemas odontológicos, como a erosão dos dentes, por exemplo.  Nessa fase, é importante realizar a limpeza bucal em todas as ocorrências, preferencialmente com enxaguante com flúor, para manter a acidez sob controle.

4. Fio dental

Ele é ainda mais importante durante a gravidez. É bom lembrar que durante a limpeza não deve ocorrer sangramentos, se isso acontecer, é sinal de anormalidade e o dentista deve ser procurado.

 

mulher passando o fio dental

Se a boca sangrar durante a limpeza é um mal sinal Foto: Shutterstock

5. Alimentação saudável

Além de ser importante para a gravidez, pode influenciar na saúde da boca. Portanto, abuse de frutas, verduras e fibras e pondere o consumo os açúcares. Alimentos que requerem maior mastigação ajudam a tirar as impurezas dos dentes, além de contribuir para o aumento de produção de saliva.

 

Fonte: Caixa Seguradora Odonto/ Rosane Menezes Faria, dentista 

Leia também:

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Estilo de vida

Quer começar a praticar exercícios físicos mas não sabe o que escolher? Faça o teste e veja a atividade física que vai modelar suas curvas em tempo recorde!

Estilo de vida

A regra é clara: quanto mais cores na salada, melhor! Descubra os benefícios que os diferentes tons de alimentos podem trazer para a sua dieta e saúde!

Estilo de vida

Organize-se e fuja dos gastos supérfluos, que irão atrapalhar você guardar um dinheirinho no fim do mês. Veja 7 dicas que vão te ajudar!

Estilo de vida

Fortalecer os joelhos é uma forma de combater as dores e conquistar bem-estar. Pensando nisso, separamos alguns exercícios para acabar com os incômodos!

Estilo de vida

Hidratante natural e cheia de sabor, a água de coco é ideal para repor os minerais perdidos com a prática de atividades físicas, por exemplo!

Estilo de vida

Para manter o coração sempre saudável, é importante consumir verduras de coloração escura. Saiba com a couve atua na prevenção de doenças cardiovasculares!

Estilo de vida

Alimentos de tons alaranjados protegem a saúde da pele, fortalecem o sistema imunológico e auxiliam o funcionamento dos pulmões graças aos carotenoides!

Estilo de vida

A operação Carne Fraca acusou algumas empresas de não ter os cuidados necessários na produção das carnes. E o que podemos aprender com isso?