As crianças precisam de cuidados em relação a higiene oral

Em todas as fases da vida os dentes precisam de cuidados, afinal eles também pode sofrer sérias doenças caso não exista uma saúde bucal adequada!

- Desde os primeiros dentinhos é importante a preocupação com a escovação Foto Shutterstock.com

A saúde bucal dos pequenos merece atenção. Afinal, os cuidados de agora podem influenciar e muito como será a saúde no futuro, por isso não tem muito o que pensar, as crianças precisam de cuidados bucais específicos para sua saúde. Alias, nessa fase o consumo exagerado de alimentos (doces) que trazem consequências negativas para os dentas é bastante comum, então ir ao dentista se torna uma regra para a vida dos pequenos. Assim que surge os primeiros dentinhos, os pais precisam começar se preocupar com a saúde oral dos filhos. Há hábitos saudáveis que devem ser seguidos pelos pais, ainda na gravidez e depois do nascimento da criança.

 

criança colocando pasta na escova de dente

Ir ao dentista começa desde pequeno Foto Shutterstock.com

 

Antes e durante gestação

Já na gestação ou na amamentação, a futura dentição da criança pode ser afetada, criando descoloração ou alteração na formação dos dentes. Alguns medicamentos que a grávida toma durante este período podem ser nocivos, então o ideal é evitar se automedicar nessas fases. Quando a criança ainda não tem dentes, limpe a sua boca com uma gaze umedecida em água fervida fria, após as refeições.

Os primeiros dentinhos

Quando rompem os primeiros dentes, os alimentos que a criança ingere possuem açúcares, fato que expõe os dentes do bebê à adesão de bactérias, conduzindo à formação de cáries. Evite que a criança adormeça com a tetina do biberão de leite ou sumo na boca. A higiene oral deve ser feita com um pano ou gaze umedecida em água filtrada ou fervida fria, duas vezes por dia. Assim, é possível garantir que a saúde bucal das crianças esteja da maneira recomendada.

 

menina escovando os dentes

Foto Shutterstock.com

Dentes formados

Depois da erupção de todos os dentes, deve incentivar a criança à escovação. Deve ser feita sem utilização de pasta dentífrica, pelo menos, duas vezes por dia. Evite que a criança ingira refrigerantes gaseificados, pois provocam a erosão dos dentes. É importante que, a partir dos 3 anos, faça a aplicação do flúor e do selante. A partir dos 4 anos, pode incentivar a criança a escovar os dentes com pasta, apropriada à sua idade – ensine-a a não engoli-la.

 

Leia também:

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência